Secretaria de Desenvolvimento Social promove Ciclo de Orientação para fortalecer políticas voltadas às infâncias em Pernambuco



Nesta quarta-feira (07), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco realizou uma ação importante em Recife. O evento, intitulado "Pernambuco para todas as infâncias: Ciclo de Orientação Técnica aos Municípios", reuniu representantes de Caruaru, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Santa Cruz do Capibaribe com o objetivo de debater estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, especialmente nestes meses de junho e julho, durante os grandes eventos juninos.

A iniciativa visa estabelecer um alinhamento técnico de estratégias e ações a serem desenvolvidas, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de metodologias e sugestões. Além disso, o encontro possibilitou que os municípios expusessem as realidades e desafios enfrentados, permitindo uma compreensão mais ampla dos gargalos existentes. 

O propósito foi o de reforçar orientações para o enfrentamento contra o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas a menores e o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Ana Letícia e Macdouglas de Oliveira

A elaboração e o planejamento de ações articuladas e estratégicas, além de instruções para abordagem a barraqueiros, proprietários e frequentadores de bares, restaurantes e taxistas, que podem ser parceiros no combate às violências, estiveram entre as propostas apresentadas.
 
O gerente estadual de políticas para as infâncias, Macdouglas de Oliveira, destacou a importância das discussões realizadas no encontro: "Nesse momento nós discutimos sobre possibilidades de metodologias, sugestões e também temos a fala da Ana Letícia, Coordenadora do AEPETI de Santa Cruz do Capibaribe, município que teve uma experiência exitosa ano passado. Ela também trouxe um pouquinho da discussão, que estão pensando para esse ano."


O diálogo estabelecido entre os representantes dos municípios e as autoridades estaduais focou nas parcerias com o Ministério Público e as Secretarias Municipais. "Essa articulação entre diferentes atores potencializa as ações e amplia sua abrangência. O objetivo é garantir um fluxo mais ágil de informações, bem como a plena garantia dos direitos das crianças e adolescentes", frisou Macdouglas.

Macdouglas falou das diretrizes da governadora Raquel Lyra, que prioriza ações voltadas para crianças, adolescentes e jovens, com especial atenção para a primeira infância: "O compromisso de fortalecer políticas nessa área tem sido uma prioridade nessa gestão. Diversas ações estão sendo planejadas e implementadas, e é esperado que em breve sejam lançadas outras iniciativas relacionadas às pautas da criança e do adolescente".


Essa ação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco demonstra um comprometimento efetivo com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Através do diálogo e da parceria com os municípios, busca-se criar estratégias conjuntas para enfrentar os desafios existentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia