FAZENDO ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO Kátia Viola Se há um departamento nas agências que congrega um número expressivo de mulheres, esse é o Atendimento. Nem sempre foi assim. Quem assistiu à série Mad Men, sobre o cotidiano de uma agência na Nova Iorque dos anos 60, pode observar que não havia mulheres no Atendimento, elas só estavam por ali como secretárias, telefonistas, copeiras. Hoje estamos em maioria, pode verificar em qualquer agência. Já ouvi muitas coisas por aí que “explicam” o fato de sermos maioria no Atendimento. A versão mais corrente – e talvez a mais internalizada - é aquela que diz que mulher é detalhista, colaborativa, paciente, flexível, organizada. Essas “qualidades intrínsecas” fariam a mulher mais capacitada, a priori, para a função. Quando ouço isso sinto um certo incômodo, confesso. Me soa estereotipado demais, simples demais, reduzido demais. Principalmente porque observo que para uma grande proporção de mulheres executando as tarefas ...