A palavra de ordem é: Anima-te

DÁRIO GOMES
Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. (Salmos 27:14)

Quem já não passou por um momento de tristeza, de perda, de solidão ou ainda por um momento em que nada mais tem sentido. Muitos servos de Deus, relatados na bíblia, passaram por momentos assim: Elias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Jonas, entre outros. Sobretudo, apesar das dificuldades enfrentadas, lá estavam eles, correndo novamente, na certeza de que Deus está no controle de tudo e depois, estavam prontos novamente para enfrentarem coisas piores.

A esperança em Deus está acima da capacidade humana de resistir às fortes pressões da vida, porque não se trata de uma afirmação positiva somente, não é um tratamento psicológico de reanimação, é mais que isso, trata-se de confiança plena naquele que pode tudo fazer, mesmo não havendo mais nenhuma condição ou quando todos os recursos se esgotam. O apóstolo Paulo chegou a afirmar: Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4: 12, 13).

Uma coisa interessante a observar é que, para se ter coragem é preciso ter ânimo, e o ânimo não está na força do braço, mas no coração. Corações fortes produzem pessoas animadas, e pessoas animadas têm corações fortes. De nada adianta ir para uma academia, aprender lutas marciais e ter um coração fragilizado pelo medo. É preciso trabalhar primeiro o interior e depois cuidar do exterior. Muitos têm braços e pernas fortes, mas infelizmente seus corações são fracos, desencorajados, desanimados, e acabam sucumbindo diante dos problemas.

Se tiveres braços fortes é preciso que também tenhas coração forte. É por isso que a Palavra de Deus diz: Espera no Senhor e Ele fortalecerá o teu coração. Quanto mais enfurecido for o mar, mais temos de lutar para vencê-lo, porém há momentos em que nossas forças são poucas, pois o mar é muito mais forte que nós, nesse caso então, falamos com aquele que tem poder sobre o mar e o mar só faz obedecer a voz daquele que tudo criou.

Salmos 107:23-30 - Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas. Esses vêem as obras do SENHOR, e as suas maravilhas no profundo. Pois Ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas. Sobem aos céus; descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias. Andam e cambaleiam como ébrios, e perdem todo o tino. Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades. Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.

Anima-te é a palavra de ordem, não deixes que as ondas, os ventos contrários, a lutas do dia a dia, não deixes que eles vençam a tua fé e confiança no Deus que tudo pode fazer, alimente teu coração com a Palavra , a Palavra de Deus, sorria, cante, adore, viva e creia em Deus, coloque a tua confiança nele.

Humanamente falando quais eram as chances de Davi diante de Golias? Havia uma diferença muito grande entre eles, em estatura, em armamento, em experiência de guerra, em arrogância e muito mais, mas Davi falou: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (I Samuel 17:45) Ele queria dizer: Eu mesmo não tenho como te enfrentar, mas eu Tenho um Deus que peleja por mim.

De Davi está escrito: Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. (I Samuel 16:18)

Qualidades em Davi:

1 – Sabia tocar bem (músico).

2 – Valente (corajoso).

3 – Vigoroso (animoso ou animado).

4 – Homem de guerra (soldado pronto para a batalha).

5 – Prudente em palavras (falava só o necessário) não era um paroleiro.

6 – Gentil presença (bonito, aprazível).

7 – O Senhor é com ele (tinha e mantinha comunhão com Deus).

Vencer Davi era tarefa muito difícil, porque Davi tinha um coração forte e fortalecido pelo Deus de Israel. 

Deus desperta o mesmo ânimo e coragem em cada um que Nele confia. Nós não nascemos para sermos derrotados pelas circunstancias, mas devemos nos animar, confiar em Deus e partirmos para a vitória, que certa é.

Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. (Salmos 27:14)

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia