Petistas querem João Paulo candidato a prefeito

Mesmo sem pleitear o cargo, João Paulo está sendo convocado por correligionários
 (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

Por Anderson Bandeira
Da Folha de Pernambuco


A pouco mais de um ano e quatro meses para as eleições municipais, no Recife, a bancada do PT na Câmara já tem uma posição sobre o processo eleitoral. Defende a candidatura própria numa política de aliança que não envolveria o PTB, aliados do partido nas últimas eleições e de bancada. E o nome mais cotado e que tem encabeçado a lista dos parlamentares petistas é o do ex-deputado e prefeito do Recife, João Paulo.

Se na executiva estadual o nome apenas configura numa vasta lista de possibilidades, no Legislativo, o nome do ex-gestor já vem sendo trabalhado. Tanto é que em recente entrevista àFolha, o líder do PT, Osmar Ricardo, defendeu que a candidatura própria da legenda tem que ser capitaneada por João Paulo. Na ocasião, o líder petista chegou a pedir mais empenho dos correligionários, para acreditarem no projeto partidário e deflagrarem mais munição contra a atual gestão.

Ontem, o líder da oposição Jurandir Liberal (PT) reforçou a tese. Segundo Liberal, a tendência é que o PT tenha candidatura. “Os cincos vereadores estão defendendo essa posição e o nome mais próximo é o de João Paulo”. Liberal também rebateu Osmar sobre as críticas que o líder petista fez sobre a atuação da oposição e da bancada do PT na Câmara. Na última segunda-feira, em entrevista à Folha, Osmar avaliou que “poucas pessoas estavam fazendo oposição de verdade” e o PT precisava acreditar no projeto de voltar à administração municipal.

Para Liberal, o grupo dos dez vereadores de oposição vem agindo de forma articulada e combinada na ofensiva à gestão socialista. “Eu não sei a quem ele se dirigiu. A gente esta sempre em contato, todo dia nos reunimos”. Ele também reforçou que o PTB, diferentemente do que acusa Osmar, entrou na oposição.

Sobre os aliados petebistas, inclusive, Liberal defendeu a tese de que eles também precisam lançar candidatura à prefeitura. Luiz Eustáquio (PT) reforçou que o partido precisa ter o seu próprio projeto de poder para que a bancada do PT, a partir do projeto de poder definido, possa trilhar o caminho do enfrentamento e defesa de sua bandeira. “Eu entendo que toda bancada do PT tem compromisso com o partido. A bancada tem acompanhado e quando tem erro, temos pontuado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia