Petistas querem João Paulo candidato a prefeito

Mesmo sem pleitear o cargo, João Paulo está sendo convocado por correligionários
 (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)

Por Anderson Bandeira
Da Folha de Pernambuco


A pouco mais de um ano e quatro meses para as eleições municipais, no Recife, a bancada do PT na Câmara já tem uma posição sobre o processo eleitoral. Defende a candidatura própria numa política de aliança que não envolveria o PTB, aliados do partido nas últimas eleições e de bancada. E o nome mais cotado e que tem encabeçado a lista dos parlamentares petistas é o do ex-deputado e prefeito do Recife, João Paulo.

Se na executiva estadual o nome apenas configura numa vasta lista de possibilidades, no Legislativo, o nome do ex-gestor já vem sendo trabalhado. Tanto é que em recente entrevista àFolha, o líder do PT, Osmar Ricardo, defendeu que a candidatura própria da legenda tem que ser capitaneada por João Paulo. Na ocasião, o líder petista chegou a pedir mais empenho dos correligionários, para acreditarem no projeto partidário e deflagrarem mais munição contra a atual gestão.

Ontem, o líder da oposição Jurandir Liberal (PT) reforçou a tese. Segundo Liberal, a tendência é que o PT tenha candidatura. “Os cincos vereadores estão defendendo essa posição e o nome mais próximo é o de João Paulo”. Liberal também rebateu Osmar sobre as críticas que o líder petista fez sobre a atuação da oposição e da bancada do PT na Câmara. Na última segunda-feira, em entrevista à Folha, Osmar avaliou que “poucas pessoas estavam fazendo oposição de verdade” e o PT precisava acreditar no projeto de voltar à administração municipal.

Para Liberal, o grupo dos dez vereadores de oposição vem agindo de forma articulada e combinada na ofensiva à gestão socialista. “Eu não sei a quem ele se dirigiu. A gente esta sempre em contato, todo dia nos reunimos”. Ele também reforçou que o PTB, diferentemente do que acusa Osmar, entrou na oposição.

Sobre os aliados petebistas, inclusive, Liberal defendeu a tese de que eles também precisam lançar candidatura à prefeitura. Luiz Eustáquio (PT) reforçou que o partido precisa ter o seu próprio projeto de poder para que a bancada do PT, a partir do projeto de poder definido, possa trilhar o caminho do enfrentamento e defesa de sua bandeira. “Eu entendo que toda bancada do PT tem compromisso com o partido. A bancada tem acompanhado e quando tem erro, temos pontuado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia