Cronograma Oficial do Enem 2017


Notícias sobre o Enem 2017 Inscrições, Exame Nacional do Ensino Médio, provas, gabarito, resultado e apostilas do Enem 2017

O MEC já confirmou todas as datas do cronograma do Enem 2017! O Ministério da Educação (MEC) confirmou com antecedência todas as datas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O edital com todas as novas regras foi divulgado no dia 10 de abril, uma segunda-feira. As inscrições serão abertas no dia 08 de maio e encerradas no dia 19 seguinte. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos e o resultado será divulgado no mês de janeiro.

O edital do Enem 2017, com todo o cronograma oficial e as novas regras do Exame, foram publicados no Diário Oficial da União (DOU). A publicação está disponível no link de acesso ao documento.
Período de inscrição do Enem 2017 acontecerá entre os dias 08 e 19 de maio


As inscrições do Enem 2017 terão início às 10h do dia 08 de maio, uma segunda-feira. Os estudantes terão até às 23h59min do dia 19 seguinte (sexta-feira) para se inscrever. Lembrando sempre que a organização leva em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Para se inscrever no Enem 2017, o candidato deve acessar a página do participante no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 será de R$82,00, valor já confirmado em edital. No ano passado, os candidatos tiveram que desembolsar R$ 68,00.

Neste ano, haverá uma novidade no pedido de isenção do Enem 2017. Além dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas, também serão automaticamente isentos os candidatos cadastrados no CadÚnico, um sistema do Governo Federal que reúne famílias de baixa renda.
Provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro

Uma das mudanças mais impactantes em relação à edição deste ano diz respeito aos dias de aplicação das provas.

Agora, ao invés de ser aplicado em um único final de semana, o Exame acontecerá em dois domingos seguidos. As datas escolhidas para esta edição foram 05 e 12 de novembro.

O Inep e o MEC também alteraram as ordens de aplicação das áreas de conhecimento. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017. No segundo, por sua vez, serão aplicadas as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O tempo de duração das provas no primeiro dia será de 05h30min. Já no segundo, os candidatos terão 04h30min para responder todas as perguntas. Será mantida a mesma quantidade de questões (45) em cada área de conhecimento.

Além da mudança nos dias de aplicação das provas, extinguindo o sábado, outras novas regras do Enem 2017 já foram confirmadas. Entre elas, podemos destacar o fim da certificação do ensino médio e da modalidade de treineiros, além da personalização dos cadernos de questões com a impressão dos nomes dos candidatos e descontinuidade da divulgação das notas por escolas.

O fim das provas do sábado visa beneficiar os sabatistas, que só podiam começar o Exame após o sol se pôr, além daqueles que se queixavam de cansaço na aplicação em um só final de semana.


A certificação do ensino médio ou fundamental, será realizada pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos). A avaliação das escolas será realizada exclusivamente pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Todas as mudanças do Enem 2017 visam atender às opiniões coletadas durante a consulta pública sobre o Exame, realizada pelo MEC entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Além disso, as novas medidas visam aumentar a segurança das provas e reduzir os custos em suas aplicações.
Resultado individual do Enem 2017 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018

Os candidatos terão acesso ao resultado do Enem 2017 a partir do dia 19 de janeiro de 2018. Para consultar as notas, será necessário acessar a página do participante no portal do Inep, tendo em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.

As notas continuarão sendo utilizadas nos programas de educação superior do MEC, que garantem o acesso a universidades federais, além de bolsas e financiamentos em cursos de faculdades particulares: Sisu, ProUni, Fies.

Curta a página do Enem 2017 no facebook para acompanhar e compartilhar com seus amigos todas as nossas publicações!

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

Bartol Neves assumirá mandato em Brejo da Madre de Deus

Depois de fazer críticas a Paulo Câmara, Lula senta à mesa com o governador

Bitcoin só perde para o Magazine Luiza em valorização em 2017

Líder do PT confirma nome de Marília Arraes em 2018 e diz que Fernando Filho não tem chance