O Vaso de Alabastro, por Dario Gomes

DARIO GOMES*
Sempre que temos algo de muito valor também reservamos um lugar especial para o guardar. O local da guarda e o objeto guardado se misturam e um dá valor ao outro.

Não se coloca perfume bom e de alto preço em qualquer vaso. E não se usa um vaso tão caro para se colocar qualquer perfume.

Por vezes ouço testemunho de pessoas que, para contar o magnífico propósito de Deus em suas vidas, colocam-se no mais baixo grau, querendo engrandecer a Majestade Santa, acabam por fazem de si, coisa imprestável e sem valor algum. A bem da verdade, conscientes somos que, tudo que somos ou temos, Dele temos recebido, e sem Ele nada podemos fazer. Somos dependentes Dele em tudo porque Ele é tudo em nosso viver. Mas Ele nos deu um valor incalculável quando nos comprou por tão alto preço.

Se olhamos para os vasos, vemos que há uma diversidade deles, a bíblia diz que existem vasos de honra e vasos de desonra, vasos da ira, vasos de misericórdia e feitos com os mais diversos materiais: madeira, barro, ferro, porcelana, cobre, prata, ouro, marfim.

Romanos 9:21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

II Timóteo 2:20-21 - Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

Quando uma mulher, no jantar em Betânia, quis dar algo a Jesus, ela juntou suas economias e comprou unguento de nardo puro que era vendido em vasos de alabastro. 

Mateus 26:7 - Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa.

Porque vaso de alabastro? Os antigos consideravam o alabastro (espécie de mármore branquíssimo –
carbonato de cálcio), como o melhor material para conservar os seus unguentos. E por causa disso o valor do vaso também era alto, quem a via passar com um vaso de alabastro nas mãos, sabia que dentro dele havia um perfume de muito alto valor, pois não é comum colocar coisas valorosas em qualquer vaso. Da mesma forma, Deus nos valorizou para poder colocar em nós um tesouro sobre excelente, embora sejamos de barro.

Muitas vezes nos encantamos com a embalagem, e esta até impressiona, sobretudo o que dará força a esse valor é o seu conteúdo, não adianta estarmos de paletó e gravata e estarmos apodrecidos por dentro. Lembre-se: o exterior não muda o interior porem o interior muda todo exterior.

O vaso tem um valor inestimável, porém seu valor só faz sentido, se o que for colocado dentro dele, o dignificar.

O que faz a diferença entre um vaso de honra para outro em desonra, é a finalidade para o qual ele for usado, se o que estiver dentro dele servir para a glória de Deus. Temos, porém este tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (II Coríntios 4:07)

A bíblia diz que a boca fala daquilo que está cheio o coração. Um vaso cheio de Deus glorificará a Deus com suas atitudes. Ou você é um vaso de honra ou não é. Mas quem não quer ser vaso? Aquele vaso que a mulher trouxe, só expor o que dentro tinha, após ser quebrado. Muitos de nós queremos ser vasos, mas se por algum motivo nos vermos prejudicados, o que sai de dentro é de clamar por misericórdia.

O vaso de alabastro teve que ser quebrado, ele foi desfeito, ele se acabou, mas o que saiu de dentro deixou um perfume tão bom que, desde aquele tempo até hoje, só se fala no unguento que ele comportava e por causa do unguento o vaso teve seu valor multiplicado. Hoje é impossível falar no episódio sem nos lembrarmos do vaso de alabastro.

Deus nos fez como vasos de alabastro e colocou um tesouro dentro de nós, e quanto mais quebrado formos mais perfume sairá de nós, o perfume da fé, do respeito, da convicção, do amor, o bom perfume de Cristo. 

II Coríntios 2:15 - Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dario Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia