'OS ESTADOS PRECISAM ANDAR COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS'


O ano de 2016 vai "exigir muito trabalho, porque vai ser um ano de recessão, sem crescimento", avaliou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que defendeu junto a outros dez governadores, em Brasília, a necessidade de serem implementadas reformas estruturadoras para o País voltar a crescer, gerar emprego e renda; segundo o chefe do executivo pernambucano, "o Brasil precisa de ajustes, não apenas ajustes pontuais", mas de reformas para que os Estados andem "com as suas próprias pernas e seus próprios recursos"

Pernambuco 247 - O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), defendeu junto a outros dez governadores, em Brasilia, nesta segunda-feira (28), a necessidade de o Brasil passar por reformas estruturadoras para o País voltar a crescer, gerar emprego e renda. Após reunião na residência oficial do governo do Distrito Federal, que teve o governador Rodrigo Rollemberg como anfitrião, os gestores estaduais levaram a pauta ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Segundo o chefe do executivo pernambucano, os governadores assumirão seu protagonismo e pediram diálogo junto ao governo federal para contribuir com propostas de saída para a crise econômica, que afeta todos os Estados e municípios.

Câmara voltou a alertar que 2016 vai "exigir muito trabalho, porque vai ser um ano de recessão, sem crescimento" e defendeu um planejamento que possa dar mais autonomia aos Estados. Segundo o gestor, "o Brasil precisa de ajustes, não apenas ajustes pontuais, mas ao mesmo tempo precisamos de reformas. Reformas que dêem condições de, ao longo prazo, os Estados terem condições de andar com as suas próprias pernas e seus próprios recursos".

"Apresentamos pontos para que o ministro (Nelson Barbosa) comece também a ser parceiro dos governos estaduais nas discussões das reformas. O Governo Federal tem que ser também condutor da reforma trabalhista, previdenciária, política e da reforma tributária. E é importante também essas discussões passarem pelos Estados, passarem pelos governadores", afirmou. "Então, nós fomos, ao mesmo tempo, falar com o ministro Nelson Barbosa (sobre economia) e desejar a ele êxito na sua administração. É muito importante o ministro ter êxito para que, com o êxito dele, o Brasil possa também ter êxito e voltar a crescer", complementou.

Para o gestor, a partir da União do governo federal com os estados, será possível "contribuir para que o Brasil volte a crescer, gerar emprego e gerar renda". Câmara reforçou que o ministro da Fazenda recebeu os governadores "com muita atenção diante dos temas e concordou com a necessidade de ampliação desse debate"

O governador adiantou que o próximo encontro dos gestores tratará de temas federativos relativos a operações de crédito, previdência, subfinanciamento da Saúde e dívida pública. "É muito importante que os municípios e os Estados tenham recursos para investir. Então, o retorno das operações de crédito é importante para ajudar o Brasil a voltar a crescer. É muito importante essas discussões avançarem", pontuou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia