Que tempo estais a viver?

Lembre-se: Cada tempo tem seu tempo. 
Por Dário Gomes*
Como é bom ter o tempo certo para todas as coisas na vida. Há o tempo de nascer, crescer, brincar, amadurecer, trabalhar, descansar do trabalho e morrer. Viver todas essas etapas é viver a vida, e a vida só tem uma utilidade: vive-la.

Mas viver de modo digno, de modo coerente, sem atropelar nenhuma etapa, viver vivendo a vida, lembrando-se que cada fase é única e deve ser vivida com toda vontade que a idade nos exige. 

Quando nascemos passamos por uma fase das mais lindas da vida, somos a graça do lar, todos nos querem ao colo, o cuidado é extremo, um simples espirro é motivo para uma madrugada em um hospital, enfim somos o cumprimento de promessas e sonhos na vida dos que ansiosamente nos esperam.

A infância vem com força, vigor e muita saúde, tempo de brincar, sorrir, correr, pular, fazer travessuras, assaltar a geladeira e depois ficar morrendo de medo de ser descoberto, mas também é tempo da formação do nosso caráter, a gente vê em nossos pais os heróis que estão nos nossos mais diversos sonhos, tempo de correção. Tempo de conhecer a Deus, tempo de amar a Deus para poder continuar a amá-lo por toda vida.

A adolescência chegou, agora somos quase jovens, é tempo de se acostumar a algumas coisas que só se sabia através daquilo que nos contavam, tempo das descobertas, dos sonhos mais profundos, das manifestações do corpo, desejos, espinhas, dos amores escondidos, da necessidade da religião, de chegar mais perto de Deus, de ter suas primeiras experiências, na escola, no lar, na igreja, tempo de preparação. 

Nem percebemos e já somos responsáveis por nossos próprios atos, entramos no mercado de trabalho, agora somos adultos, casamento, experiência profissional, metas alcançadas, desafios, filhos, noras, genros, netos, problemas, enfermidades e vem aí a velhice ou terceira idade.

Cada tempo trás em si o seu próprio tempo e há tempo para todas as coisas.

Tem muita criança sendo incentivada e vivendo como adultos e tem muito adulto querendo viver a infância que não viveu. Nesses casos há um choque muito grande. Não fomos projetados para isso. 

No meu tempo de criança havia brincadeiras infantis e enchíamos a ruas de meninos e meninas a brincar, andar com pés de lata ( latas de leite Ninho), pernas de pau, pega-pega, esconde-esconde, toca, cirandas, bolinhas de vidro, amarelinhas, álbum de figurinhas, empinar pipas, entre outras eram as brincadeiras que tínhamos e éramos tão felizes a um custo zero. Desbravávamos os sertões, voávamos nos aviões de nossas imaginações e corríamos nos carros feitos com rolamentos e descíamos as ladeiras a 300 Km p/ hora, como um verdadeiro Emerson Fittipaldi, nossos programas de televisão eram os desenhos do Patolino, Pernalonga, Pantera cor de rosa, Gaguinho e nossos heróis: Tarzan, Rin Tin Tin, Lassie, Zorro, Clipper (o golfinho), tudo muito simples, sem mortes, acidentes, nem derramamento de sangue, à tardinha vinha as constantes brincadeiras nas ruas.

E assim vivemos o nosso tempo de criança, o tempo passou e cá estamos nós a lamentar: Onde estão as crianças que não enchem mais as ruas da cidade, certamente estão jogando algum vídeo game, aprendendo a matar os adversários ou a atropelar inocentes para ganhar mais pontos ou talvez se prostituindo incentivados por uma sociedade podre que perdeu o pudor e o temor, que querem ensinar a nossos filhos que sexo é coisa para todas as idades.

Onde estão nossos adolescentes? Certamente nas redes sociais se comunicando sabe-se lá com quem. Exibindo seus corpos, alimentando prematuramente os desejos carnais e recebendo, infelizmente, a retribuição do erro cometido.

É tempo de acordarmos, se já não for tarde demais para isso, alimentarmos nossos filhos com a Palavra de Deus e ensinarmos a eles que para tudo tem seu tempo e haverá o tempo de que eles serão como nós, mas enquanto esse tempo não chega que eles vivam o seu próprio tempo, o tempo propício às suas faixas etárias.

Eclesiastes 3:1-15

1 - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2 - Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3 - Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4 - Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5 - Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6 - Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7 - Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8 - Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

9 - Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

10 - Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.

11 - Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

12 - Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;

13 - E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.

14 - Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.

15 - O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.

Um abraço e até a próxima, se Deus quiser.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia