“Fénatismo”

Por Dário Gomes*
Você já ouviu esse termo? Nem eu.

Direciono minha atenção e peço que, junto a mim, você também faça o mesmo para um assunto por deveras importante: o Fanatismo religioso ou fanatismo da fé, por mim batizada de Fénatismo.

Existem pessoas que, absurdamente tomam uma posição quase que alienada à vida comum e passam por uma metamorfose como se não estivessem mais entre humanos, suas opiniões, únicas e exclusivas, fazem parte de seu mundo e ninguém pode contradizê-los, por elas têm coragem de ir ao absurdo, ao extremo da lógica e encabeçam suas ideias, ao ponto de se tornarem um peso aos que com eles vivem.

Quando alguém professa sua fé em detrimento a outros, essa pessoa já começa a andar nos princípios do fanatismo religioso. Aqueles, que por causa da fé, rejeita seus cônjuges, aqueles que se tornam insuportáveis em seu próprio convívio, aqueles que querem obrigar as pessoas a seu redor a aceitarem suas ideias e não suporta ouvir nem uma palavra destes, e ainda outros de atitudes diversas.

Conheci um moço que, havia aceitado a fé em uma determinada seita, ter o absurdo de me dizer que a partir daquele dia iria purificar o corpo e que já estava dormindo separado da esposa porque, segundo ele, tudo a nosso redor é pecado. 

Eu disse a ele que isso é puro extremismo religioso. Nenhuma igreja que, cujos líderes ensinam a Palavra de Deus, ensinaria uma asneira dessa, eu disse a ele: Voce vai perder sua esposa seus filhos e vai pagar caro pelo seu erro, se continuar com esse pensamento, ele simplesmente respondeu: Você não tem ensinamento para mim.

Coitado, infelizmente caiu na armadilha daqueles que fazem uma verdadeira lavagem cerebral nos seus fiéis, e que criam, não homens fiéis a Deus mas verdadeiros fanáticos de uma religião que nunca os poderá levar a uma verdadeira comunhão com o Criador.

Fanatismo e incredulidade são antagônicos à fé. O fanatismo, em minha opinião é tão prejudicial quanto a incredulidade. São dois extremos altamente prejudiciais.

O fanático contempla a todos os que forem contrários à sua fé, como inimigos irreconciliáveis e que devem queimar eternamente nas chamas do inferno. O fanático não aceita contrariedade a seus argumentos. 

A psicologia classifica um fanático quando ele tem as seguintes características:

1. Agressividade excessiva, 

2. Preconceitos variados,

3. Estreiteza mental,

4. Extrema credulidade quanto a um determinado "sistema",

5. Ódio,

6. Sistema subjetivo de valores,

7. Intenso individualismo,

8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.

O fanatismo é um grande inimigo da fé, porque contraria todo o ensino que Jesus nos deixou.

Jesus sempre amou, independentemente se os homens criam nele ou não. (Romanos 5.1) Jesus nunca se afastou dos demais homens, tentado provar que era santo, pelo contrário, ele assentou-se à mesa de pecadores, conversou com pessoas erradas e a tantos quantos o procuravam ele atendeu de bom grado (Mateus 9:10-12). Jesus não se alienou do tempo que viveu e nunca mandou matar sequer uma pessoa para fazer valer a justiça de Deus ( João 8. 1-11). Sendo ele “o cabeça” da igreja, deixou o maior legado que um Mestre pode deixar a seus discípulos: Seu amor. 

Romanos 13:8 - A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.

Enquanto o fanatismo segue cegamente as suas próprias ideologias, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. Hebreus 11.1

A fé é a confirmação daquilo que se crê e a profissão de fé, o testemunho de cada um per si.

Um abraço e até a próxima, se Deus quiser.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia