Programa Criança Feliz em Santa Cruz terá programação especial em Agosto, mês dedicado a primeira infância

Ações contarão com entrega de kits educativos e palestras com especialistas, além de campanhas de conscientização sobre o aleitamento materno


Nesta quarta-feira (04) o CRAS Júlio César, no bairro Acauã de Santa Cruz do Capibaribe, foi palco da abertura das atividades dedicadas a primeira infância, com as crianças de 0 a 3 anos e também do Agosto Dourado, que celebra a importância da amamentação. Na quinta-feira (05) será a vez do CRAS da Praça CEU e na próxima terça-feira (10) será a vez do CRAS Dores Marques receberem a equipe do Criança Feliz. Para estas ações acontecerem elas recebem o apoios das Secretarias de Saúde, de Educação e principalmente a de Desenvolvimento Social.

As ações foram iniciadas com campanhas de conscientização sobre a amamentação, com palestras e acompanhamentos de grávidas e mães de recém nascidos. Em todos os encontros haverá distribuição de kits educativos e lanches para os pequenos que forem cadastrados no Programa Criança Feliz.


"Sabemos da importância de uma mãe amamentar o seu filho, pois de 0 a 6 meses é de suma importância que a criança se alimente apenas do leite materno, que supre todas as necessidades nutricionais do bebê", disse a coordenadora do Programa Criança Feliz Alessandra Tavares.

"O aleitamento materno incentiva os anticorpos nas crianças, as deixando mais saudáveis e que não precisarão de atendimento hospitalar com frequência. Além disso, a mãe terá uma proteção no pós parto, com uma evolução mais rápida do útero, perda de peso e possivelmente também evitando novas gravidezes", enfatizou a enfermeira Jaqueline.

As ações do Agosto Dourado também mostram os benefícios econômicos da amamentação, visto que não é necessária a compra de latas de leite e outros materiais. "O leito materno é produzido na quantidade suficiente para a criança. Depois do primeiro mês, a mãe produz cerca de 800 ml de leite por dia", disse Jaqueline.


Além da amamentação, as ações de conscientização falarão sobre a higienização bucal dos bebês, que mesmo não possuindo dentes, estão suscetíveis a problemas bucais, como infecções. "Não podemos deixar que as crianças cresçam sem o costume de higienizar a boca. Problemas nessa idade podem atrapalhar no processo de amamentação, então é muito importante que as mães sempre estejam limpando a boca dos bebês", destacou o dentista Gustavo Andrade. "A amamentação também favorece o desenvolvimento dos ossos e cartilagens da face, podendo evitar problemas nos anos futuros", completou.

Na terceira semana do mês em curso, no CRAS do Acauã, haverá um evento com todas as mães inscritas no Programa Criança Feliz e no final do mês, em celebração ao agosto dourado, será feito um book fotográfico, de forma gratuita, para as gestantes cadastradas no programa.

Edição- Jorge Luis
Reportagem- Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia