Domingo é dia de eleição no Partido dos Trabalhadores

Em Pernambuco, pelo menos 100 mil eleitores estão aptos a votar

Por Betânia Santana
Folha de Pernambuco


Cem mil eleitores estão aptos a votar em Pernambuco nesse domingo (6). Em mais de 100 das 184 cidades, poderão escolher os dirigentes municipais, estadual e nacional. E seguirão quase as mesmas regras da eleição tradicional.

O pleito começa às 9h e se estende até as 17h. Onde houver mais de uma chapa, vence quem conquistar 50% dos votos mais um. Embora todos defendam o voto eletrônico, todos usarão a velha cédula.

E, se hoje estão divididos em algumas localidades, têm os mesmos objetivos em todo o Brasil: fortalecer o Partido dos Trabalhadores, impedir o avanço da extrema direita e reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

E é isso que também preocupa os líderes. O PT precisa se reinventar, valorizar as bases que lhe deram origem e formar novos quadros. “O PT é o partido que exerce a democracia na prática”, analisa o deputado estadual Doriel Barros, que há cinco anos preside a legenda no estado, e reconhece as limitações e desafios.

Para substituí-lo estão no páreo o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado Fernando Ferro. Os petistas avaliam que existe um claro favorismo para o primeiro.

Na capital, o cenário é mais acirrado e indefinido. Três nomes estão na disputa: o ex-vereador Jairo Brito, o vereador Osmar Ricardo e o professor Pedro Alcântara.

“O PT instituiu o processo mais democrático na escolha de direções partidárias no Brasil”, enfatiza Cirilo Mota, que comanda a sigla no Recife há mais de cinco anos.

A apuração começa no domingo. Haverá 2º turno em caso de empate ou onde não se atingir 50% mais um. A posse dos eleitos, só em setembro.

Sobrevivência partidária
As pesquisas, segundo a deputada federal Maria Arraes (SD), refletem o desejo do povo e o dela: João Campos (PSB) como candidato ao governo e Marília Arraes, ao Senado. Dificilmente o Solidariedade elegeria as duas para a Câmara Federal. À Rádio Folha, a deputada disse ainda ver com bons olhos uma aliança com o PSDB.

Do Recife a Portugal
O prefeito João Campos contou no 13º Fórum de Lisboa a experiência da capital pernambucana com o Conecta Recife. Mostrou a ferramenta como política pública, indo da vacina à matrícula, passando por exames e outros serviços em áreas diversas.

Um voo a mais
O sábado é de mutirão de cirurgias, consultas e exames no Hospital das Clínicas, a partir das 9h. Uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, mas quem representará o governo federal será o ministro de Portos e Aeroportos, o pernambucano Silvio Costa Filho.

Pompa
O PSD aposta alto na pré-candidatura de Andréa Medeiros a deputada estadual. Sua filiação, na segunda, será às 18h55, no Lounge Music, em Piedade. Terá a governadora e presidente do partido, Raquel Lyra, e outros líderes. Andréa é mulher do prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia