Postagens

Mostrando postagens de Agosto 21, 2019

Secretário de Cultura deixa cargo após governo suspender edital com séries sobre temas LGBT

Imagem
Henrique Pires estava no Ministério da Cidadania desde o início do governo e afirmou ao G1 que medida foi 'gota d'água'. Suspensão foi publicada nesta quarta (21) após críticas de Bolsonaro.
Por Guilherme Mazui e Gustavo Garcia, G1 — Brasília
Henrique Pires (esq.), secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania  Foto: Clarice Castro/Ministério da Cidadania
O secretário especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, informou nesta quarta-feira (21) ao G1 que deixará o cargo. Segundo Pires, a decisão foi tomada porque ele vinha sendo uma "voz dissonante" no governo. A assessoria do ministro da Cidadania, Osmar Terra, porém, disse que foi ele quem demitiu o secretário.
Henrique Pires estava no cargo desde o início do governo Jair Bolsonaro e afirmou que decidiu deixar a secretaria após o ministério suspender um edital que havia selecionado séries sobre diversidade de gênero e sexualidade a serem exibidas nas TVs públicas.
"Isso [suspensão]…

Consórcio do Nordeste avança em negociações para ações conjuntas entre os estados

Imagem
A vice-governadora Luciana Santos foi a representante do Governo de Pernambuco na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que aconteceu nesta quarta-feira (21), em Teresina (PI). Ela substituiu o governador Paulo Câmara que esteve em agenda em Petrolina, em mais uma rodada dos seminários Todos Por Pernambuco. 
Os governadores aproveitaram o encontro para avançar no planejamento estratégico do Consórcio e discutir um mapa das oportunidades de investimentos no nordeste. “O consórcio é a consolidação de um esforço muito saudável, de um conceito integrado que entende que nós temos situações muito parecidas, sejam de problemas históricos como a ausência de um projeto nacional de desenvolvimento que incluísse as regiões e enfrentasse as desigualdades regionais, até questões condicionantes como as similaridades na convivência com o semiárido ou no potencial turístico, por exemplo, então temos que buscar convergência também nas questões econômicas”, avali…

Senado aprova Liberdade Econômica sem trabalho aos domingos

Imagem
Essa permissão, que havia sido aprovada na Câmara, era defendida pelo governo, mas causou polêmica nas discussões do Senado
por Agência Estado
Plenário do Senado aprova MP da Liberdade Econômica Marcos Oliveira/Agência Senado - 18.6.2019
O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (21) o texto da Medida Provisória da Liberdade Econômica, mas derrubou a autorização para o trabalho aos domingos e feriados.
Essa permissão, que havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, era defendida pelo governo, mas causou polêmica nas discussões do Senado. Como a MP perde a validade na próxima terça-feira (27), o governo preferiu recuar e concordar com a retirada da autorização para garantir a votação da medida a tempo.
O texto aprovado na Câmara autorizava o trabalho aos domingos e feriados irrestritamente e previa uma folga aos domingos por mês. Atualmente, o trabalho aos domingos depende de acordos e convenções de cada categoria.

AGENDA do governador Paulo Câmara desta quinta-feira, 22 de agosto

Imagem
Araripina
9h – Participa do Programa Todos por Pernambuco (Sertão do Araripe) e assina Ordem de Serviço para perfuração de bateria de poços para a melhoria do abastecimento de água em Araripina Local: Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão – Rua João Pereira de Lisboa, s/n – Alto da Boa Vista
Bodocó
13h40 – Visita à obra da Ponte Rio Pequi  Local: PE-545 (canteiro de obras)
Ouricuri
14h30 – Participa da caravana do 13° do Bolsa Família e entrega títulos de posse para os municípios de Araripina, Bodocó e Ouricuri Local: Erem Fernando Bezerra – Rua Major Rufino José da Cunha, 248 – Centro
Parnamirim
17h30 – Inaugura a Escola Domiciano Balbino da Silva e assina Termo de Cessão de Uso da Escola Domiciano Balbino da Silva Local: Distrito de Jacaré
Todos por Pernambuco chega ao Sertão do Araripe
O governador Paulo Câmara aporta, nesta quinta-feira (22/08), no município de Araripina, no Sertão do Araripe, para dar continuidade ao Seminário Todos Por Pernambuco. Realizada sempre no primeiro ano da ges…

Adolescente de 17 anos é apreendido e confessa ataque em escola de Charqueada

Imagem
Polícia não confirma a identidade do jovem
Por Correio do Povo
Segurança foi reforçada em escolas municipais e aulas foram canceladas  Foto: Ricardo Giusti
Um adolescente de 17 anos apreendido pela Brigada Militar nesta quarta-feira confessou ser o responsável pelo ataque com uma machadinha no Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, que está na cidade, confirmou a informação. Ele era um ex-aluno e foi reconhecido pelas vítimas. A polícia não confirma a identidade do menor, recolhido cerca de três horas após a invasão e encaminhado à delegacia do município, acompanhado por familiares.
Fran Stefani@F_Franceli  ·  Replying to @F_Franceli Adolescente apreendido tem 17 anos e, durante depoimento, confessou ter cometido o ataque. Vítimas reconheceram o menor, que era ex-aluno da instituição. @correio_dopovo

Bolsonaro anula independência do Coaf com novo decreto, diz cientista político

Imagem
@AFP 2019/SÉRGIO LIMA
O Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) agora é a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e está vinculado ao Banco Central. O professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Antônio Marcelo Jackson avalia que a mudança acaba com a independência do órgão.
A mudança foi feita via medida provisória pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na segunda-feira (19). O texto da MP, que precisa ser aprovada pelo Congresso, mas já entra em vigor imediatamente, determina que o novo órgão "é responsável por produzir e gerir informações de inteligência financeira para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa." Criado em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o Coaf sempre esteve vinculado ao Ministério da Economia, mas chegou a ser transferido ao Ministério da Justiça após pedido do ministro Sergio Moro. Ele voltou ao Ministério da Eco…

Colapso da Barragem de Tabocas leva Compesa a promover ajustes no calendário de abastecimento para Caruaru

Imagem
A falta de chuvas durante o período de inverno nas áreas de influência da Barragem de Tabocas, localizada na zona rural de Caruaru, deixou o reservatório em situação de pré-colapso e hoje se encontra com apenas 0,98% de sua capacidade. A situação do manancial, responsável pelo atendimento do município de Santa Cruz do Capibaribe, levou a Companhia Pernambucana de Saneamento -Compesa  a recorrer ao Sistema Prata-Pirangi para socorrer essa cidade do agreste pernambucano. Para viabilizar essa operação, foi necessário promover alteração no calendário de Caruaru, que entrou em vigor no dia 20 de agosto. No novo regime de rodízio, serão cinco dias com água e 15 sem. Antes, o abastecimento era de cinco dias com água e dez sem. Já nas localidades de Contendas, Juriti, Rafael, Cachoeira Seca, Juá, Lajes, Jacaré Grande, Malhada de Barreira Queimada, Gonçalves Ferreira e Jacaré de Gonçalves Ferreira, na zona rural do município, o abastecimento será suspenso pela rede e o atendimento será feito p…

Audiência Pública - Jéssyca Cavalcanti destaca importância dos cuidados com a Saúde Mental

Imagem
Com o Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe lotado de estudantes, professores e público no geral, foi realizada nesta terça-feira (20) uma Audiência Pública que debateu a importância da preservação da saúde mental. Com o tema “Vamos conversar? Sua saúde mental em primeiro lugar”, o evento foi uma iniciativa da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC).
Na oportunidade, foi formada uma mesa com representantes das secretarias de Educação e Saúde, bem como o presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, Kleiton Ferreira e o Coordenador Municipal da Juventude, Rogério Vieira, que participaram do debate em torno da temática proposta pela audiência.

A programação ainda contou com a realização de uma palestra proferida pelo professor e psicanalista Geraldo Cordeiro, que alertou sobre a importância do cuidado com a saúde mental. “É uma satisfação receber esse espaço de confiança para falar sobre um assunto tão delicado. Vindo da vereadora Jéssyca, não s…

Desmatamento na Amazônia é 'perda irreparável', diz especialista em recuperação ambiental

Imagem
Jerônimo Sansevero diz que, na melhor das hipóteses, área desmatada levaria 20 anos para se recuperar.
Laís Alegretti - @laisalegretti - Da BBC News Brasil em Londres
É possível recuperar áreas desmatadas da Amazônia?
Imagem da Nasa mostra vários incêndios nos estados de Rondônia,  Amazonas, Pará e Mato Grosso em agosto de 2019 Foto: AFP/Getty Images / BBC News Brasil
Na hipótese mais otimista, sim, mas seriam necessários, no mínimo 20 anos. No pior - e mais comum - dos cenários, no entanto, a floresta destruída nunca voltará a ser o que era antes, segundo Jerônimo Sansevero, professor do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
"Estamos tendo uma perda irreparável. Nunca tivemos uma perda tão alta nas últimas três décadas", afirmou.
A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil km² a menos de área verde, de acordo com estudo de uma equ…

Palavras que edificam

Imagem
Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Amós 8:11.


Essa é uma das mais lindas profecias proferida por Amós. Será quando os homens terão fome e sede pela Palavra de Deus.

Muitos terão desejos de ouvir a Palavra, mas não haverá quem pregue ou quem ensine, pois a igreja, agente autorizada para propagação do evangelho, não estará mais aqui.
As pessoas procurarão de um lado para outro por alguém que lhes dê a palavra ou que os faça entender o seu conteúdo, porém não encontrarão.
E sucederá que cumprir-se-á o que diz o profeta: Haverá muita sedee muita fome, não de água, nem de pão mas de ouvir a Palavra de Deus.
Desperta enquanto é tempo, pois hoje é o tempo de se ouvir a palavra de Deus.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

MAIS GRAVE QUE PEDALADAS FISCAIS

Imagem
O dia virou noite em São Paulo - 19/08/19.
Por Dafne Ramos e Pedro Breier O Cafezinho
Por volta das 15h da tarde da última segunda-feira, dia 19 de agosto, o céu cinza e nublado de São Paulo parecia indicar que uma forte chuva estava prestes a cair. Perto das 16h, uma nuvem escura gigante substituiu o cinza e fechou completamente o céu da cidade mais populosa do país. As luzes dos carros e dos postes foram acesas. A tarde de repente transformou-se em noite. Mas a chuva limitou-se a poucas gotas que não condiziam com aquela nuvem amazônica.
Não fosse a inusitada escuridão em pleno dia na cidade de São Paulo, a absoluta maioria das pessoas nem ficaria sabendo que em Rondônia há um incêndio florestal de proporções catastróficas acontecendo há 16 dias. As suas cinzas viajaram pelo céu por mais de 2.000 km, nos dando praticamente um alerta do apocalipse.
Mas quase ninguém está noticiando devidamente.
Ontem (20) no jornal SPTV, da Rede Globo, ao comentarem sobre o acontecido e mostrarem a água es…

Deputado Erick Lessa defende na tribuna projeto que visa cobrar ao preso o uso de tornozeleira eletrônica

Imagem
O deputado estadual Delegado Erick Lessa defendeu na tribuna, na tarde desta terça-feira 20, o projeto de lei nº 439/2019. De sua autoria, a proposta tem o objetivo de reduzir os gastos públicos autorizando cobrança, a título compensatório, pelo uso de tornozeleiras eletrônicas, exceto quando houver comprovação de falta de condições financeiras para arcar com o custo. 
No discurso, o deputado ressaltou que o projeto não condiciona o uso da tornozeleira ao pagamento, bem como assegura o pleno exercício dos direitos e o fiel e integral cumprimento de decisões judiciais.
Dados da Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES) dão conta que o valor de cada tornozeleira eletrônica em Pernambuco é de R$ 236,50. O custo de cada preso na unidade prisional é de R$ 1.211, sem contabilizar custos com saúde, educação, guarda patrimonial da Polícia Militar e outros itens. Em dois anos, o custo com essa despesa pode chegar a R$ 11 milhões e 353 mil com os equipamentos.
Caso o projeto se…