Prefeitura de Santa Cruz realiza ações em prol do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Com o tema "Lugar de Autista é onde ele quiser, cidadãos tiveram uma manhã recreativa no Parque Florestal


Na última semana, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma série de ações em prol do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que aconteceu no dia 2 de Abril. Dentre estas ações, ocorreu uma Manhã Recreativa para as pessoas com autismo e seus acompanhantes no Parque Florestal, que teve como tema "Lugar de Autista é onde ele quiser" e apresentou diversos serviços, como brincadeiras, roda de conversas, emissões da Carteirinha do Autista, dentre outros trabalhos fornecidos pelas secretarias de Governo e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.

A gestora de Inclusão Social da Capital da Moda, Mônica Farias, também destacou a importância das ações e do Dia de Conscientização. "Esse momento é muito reflexivo, especialmente após as declarações do Ex-Ministro da Educação extremamente preconceituosas contra pessoas com autismo. Isso infelizmente é algo que vem da própria família também, com muitos pais que tem dificuldade em aceitar. Mas, se nós vemos que nossos filhos possuem características diferentes, precisamos entender que eles precisam de cuidados diferentes", disse. "A sociedade costuma dar um padrão para as pessoas, mas precisamos pensar na sociedade com sua diversidade e pluralidade. Muitas pessoas com autismo fazem parte de diversos meios como o artístico ou esportivo e vivem normalmente com os cuidados necessários".

Lucielma Bernardino, Marta Oliveira e Mônica Farias

Mônica também destacou outros trabalhos realizados pela Prefeitura em prol dessas pessoas, especialmente na Educação. "Atualmente temos 150 pessoas com autismo na Rede Municipal, e temos agora os cuidadores que os acompanham nas escolas. Estes profissionais foram capacitados para todos os cuidados necessários. Estamos buscando agora a melhoria na saúde, com a diminuição das filas e a chegada de novos cuidadores."

A articuladora de Inclusão do município, Marta Oliveira, também destacou a necessidade de se atenuar não somente aos sinais das pessoas com autismo, mas fazer com que a inclusão seja feita. "É importante também fortalecer as articulações com as outras secretarias para termos a inclusão. Devemos também ter um olhar mais atento com as famílias, afinal elas também precisam de cuidados, primeiro para aceitar o diagnóstico, como também a luta por terapias e outros cuidados, além do enfrentamento do preconceito", disse. Pensando nas famílias de pessoas com autismo, foram realizadas Palestras voltadas para estes cuidados na Câmara de Vereadores do município, com advogados e profissionais de psicologia.

Atualmente, as pessoas com autismo possuem uma ala para atendimento na UBS do Acauã, onde os pais ou responsáveis podem ir direto à Unidade para agendar atendimentos.







Edição- Jorge Luis
Reportagem- Jairo Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia