Postagens

Mostrando postagens de Novembro 5, 2018

A estranha história do presidente que disse o que disse e ninguém ligou

Imagem
Se o presidente é mesmo tudo o que disse e defendeu, é um perigo para a democracia como os editoriais da grande imprensa no mundo inteiro bem ressaltaram. E, se negar tudo o que disse e defendeu, então estava mentindo o tempo todo

Por Paulo José Cunha* Congresso em Foco
Nós, brasileiros, somos realmente geniais, a cada dia mais me convenço disso. Pois só no Brasil, onde frutifica a exclusivíssima e delicada jabuticaba, está sendo limpa a cadeira que acolherá um presidente com características únicas no mundo.
E o curioso é que ninguém estranha, parece a coisa mais natural que Jair Bolsonaro tenha passado a campanha inteira levando uma surra de acusações por ter feito declarações taxadasde homofóbicas, racistas, incitadoras à violência, de desprezo pelas instituições democráticas, de apologia à tortura e aos torturadores e não tenha – pelo menos – pedido desculpas ao patrão maior do certame, Sua Excelência o Eleitor Brasileiro.
Interessante é que este eleitor que o sufragou nas urnas sim…

NOVA APOSENTADORIA QUE PAULO GUEDES QUER É MELHOR OU PIOR PARA VOCÊ?

Imagem
Afonso Ferreira Do UOL, em São Paulo
Reformar a Previdência é um dos grandes desafios que se apresentam ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O futuro ministro da área econômica, Paulo Guedes, afirmou que deve propor um novo modelo de aposentadoria, além de apoiar as mudanças enviadas ao Congresso pelo governo Michel Temer. A proposta de Guedes seria substituir o modelo atual de repartição –no qual os trabalhadores da ativa bancam a aposentadoria dos mais velhos– por um modelo de capitalização –em que cada trabalhador faz a própria poupança, que é depositada em uma conta individual. A equipe de Bolsonaro ainda não informou como funcionaria o novo modelo nem como seria a transição. Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, a nova proposta poderia zerar o rombo na Previdência, mas também haveria o risco de pagar aposentadorias muito baixas. Veja abaixo aspectos positivos e negativos da capitalização e como poderia ser a mudança. Quais as vantagens e desvantagens da capitalização? Mud…

Após declarações de Bolsonaro, Egito cancela viagem de comitiva brasileira

Imagem
Militar pretende reconhecer Jerusalém como capital de Israel, o que desagradou comunidade árabe
Gustavo Uribe Mariana Carneiro FOLHA DE SÃO PAULO
O governo egípcio cancelou uma visita que o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, faria ao país árabe. O chanceler brasileiro desembarcaria na quarta-feira (7) e cumpriria uma agenda de compromissos entre os dias 8 e 11 de outubro.
Nesta segunda-feira (5), o governo brasileiro foi informado pelo Egito que a viagem teria que ser cancelada por mudança na agenda de autoridades do país. 
Não é comum no protocolo da diplomacia desmarcar viagens em cima da hora. 
Bandeiras de Israel e do Brasil na entrada da Embaixada do Brasil em Tel Aviv  Jack Guez-28.out.2018/AFP
As autoridades do governo brasileiro temem que a medida seja uma retaliação às declarações recentes do presidente eleito Jair Bolsonaro.
Ele disse que pretende reconhecer Jerusalém como capital de Israel e que irá transferir a embaixada brasileira de Tel Avi…

'Presidente tem de baixar a crista para a Constituição', diz Ayres Britto

Imagem
Ex-ministro do Supremo afirmou que cabe ao eleito se curvar as leis, caso contrário pode incorrer em impeachment
EC Estadão Conteúdo

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto disse nesta segunda-feira, 5, que o presidente da República, seja ele quem for, tem de "baixar a crista" para a Constituição Federal. 
O ministro participou da mesa do evento "Desafios constitucionais de hoje e propostas para os próximos 30 anos", promovido pela editora Fórum, que publica títulos jurídicos.
"A Constituição governa quem governa. Governa permanentemente quem governa transitoriamente. Seja quem for o presidente da República, seja quem for, tem que baixar sua crista (para a Constituição). Eventualmente elitista, eventualmente autoritário, tem que baixar a crista para a Constituição. Porque, se não baixar a crista, salta do artigo 78 (que estabelece o presidente da República e o vice tomarão posse perante o Congresso prestando compromisso de manter, cumprir …

Lula acusa Moro de perda de imparcialidade e pede liberdade ao Supremo

Imagem
Advogados de Lula alegam suspeição de Moro para julgar o ex-presidente e pedem nulidade dos atos processuais do caso do tríplex do Guarujá
Estadão Conteúdo
(foto: NELSON ALMEIDA)
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu liberdade ao Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, o petista acusa o juiz federal Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), de perda de imparcialidade para processá-lo.
Os advogados de Lula pedem que o Supremo reconheça a suspeição de Moro para julgar o ex-presidente e decrete a nulidade de todos os atos processuais relativos ao caso do tríplex do Guarujá (SP). A defesa requer ainda que a nulidade seja estendida "a todas as ações penais propostas em face de Luiz Inácio Lula da Silva que estão ou estiveram sob a condução do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro" - as denúncias ligadas a supostas propinas da Odebrecht, que incluiriam um terreno para abrigar o Instituto Lula, e ao sítio de Atibaia (SP)…

NO BLOG DO CÉSAR MELLO: EDSON VIEIRA FAZ FORTES DECLARAÇÕES

Imagem
"Um cara (Júnior Gomes) que eu sempre ajudei, que esteve no governo e que por pura inveja, arrogância e prepotência está armando tudo isso contra mim e contra o governo", dispara Edson Vieira O prefeito Edson Vieira participou do programa ‘A Hora do Povo’ e fez fortes declarações contra o vereador Júnior Gomes, que durante muitos anos fez parte da base de sustentação política de Edson, mas que hoje aparece como um dos principais nomes da oposição na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.
Edson comentou a aprovação da emenda que zerou o limite de recursos que a Prefeitura poderia remanejar na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019. A emenda, de autoria de Júnior Gomes, foi votada e aprovada em sessão ocorrida na tarde da última terça. A polêmica emenda ao projeto da LDO 2019, zerou o limite de onde os recursos poderiam ser realocados para outras pastas, historicamente o gestor poderia realocar até 30% do percentual total, no entanto, com proposta aprovada ontem, es…

'Queremos saber quem financiou as notícias falsas na eleição', cobra Manuela

Imagem
Citando uma matéria publicada pelo Congresso em Foco, a deputada estadual e vice na chapa presidencial de Fernando Haddad, Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) cobrou a apuração do esquema de disparo de notícias falsas por parte da campanha de Jair Bolsonaro que o elevou a ser eleito.
De acordo com pesquisa IDEIA Big Data/Avaaz, 83,7% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) acreditaram na informação de que Fernando Haddad (PT) distribuiu o chamado kit gay para crianças em escolas quando era ministro da Educação. No último dia 15, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que a informação era um fake news e proibiu Bolsonaro de acusar seu adversário no segundo turno de distribuir material que, segundo ele, estimulava a pedofilia.
"Para vocês verem o impacto das fake news nesta eleição: notícias falsas, impulsionadas a partir de um financiamento duvidoso, com o objetivo de confundir a população. Queremos saber: quem financiou a rede de notícias falsas que circulou na eleição?", qu…

4 dicas para alavancar a carreira sem mudar de emprego

Imagem
William Arruda  Forbes Brasil

Apenas uma geração atrás, trabalhar para a mesma empresa por décadas fazia sentido. A linha do tempo era mais ou menos assim: o empregador contratava, o empregado recebia um aumento conforme mostrasse ser competente, era promovido uma vez ou duas vezes e tinha estabilidade.
Hoje em dia, a vida profissional tem um ritmo diferente.
Não só as empresas passaram a lidar com interrupções imprevistas, mas as escadas corporativas tradicionais se desintegraram. Consequentemente, os trabalhadores muitas vezes se encontram sem um caminho claro para subir na vida profissional porque as posições não estão bem definidas ou não são parte inerente da cultura da companhia. Não é de se admirar, então, que metade dos funcionários pense que não seja possível avançar dentro da empresa.
Naturalmente, muitos analistas sugerem que o avanço não depende apenas das mãos do empregador. Hoje, o trabalhador tem a responsabilidade de assumir o controle de sua carreira com proatividade…

Pelo menos 1,5 milhão de servidores estaduais correm o risco de ficar sem 13º

Imagem
Este será o terceiro ano consecutivo que Estados terão problemas para cumprir o compromisso; Rio Grande do Sul, Minas, Rio e Rio Grande do Norte ainda não têm dinheiro em caixa
Renée Pereira e Luciana Dyniewicz, O Estado de S.Paulo
Pelo terceiro ano consecutivo, ao menos 1,5 milhão de servidores estaduais correm o risco de não receber o 13.º salário até o fim do ano. Os governos de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte ainda não têm dinheiro em caixa para o pagamento dos funcionários, embora afirmem estar tentando arrumar verbas para cumprir o compromisso.
Servidores de Minas fizeram protesto em junho por salários atrasados  Foto: Fernando Moreno/Futura Press
O Estado procurou todos os governos estaduais e o Distrito Federal para saber se o 13.º salário está garantido neste ano. Do total, 16 responderam e disseram quais estratégias estão usando para contornar a crise. Entre os casos mais graves, estão aqueles que ainda não conseguiram quitar nem o benefí…