Bolsonaro coloca general para lidar com o Congresso
por Redação
Carta Capital
O comandante da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz assumirá a Secretaria de Governo, hoje ocupada pelo deputado Carlos Marun
Ministério da Defesa

Cruz será o primeiro militar a ocupar a Secretaria de Governo
O general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz foi anunciado nesta segunda-feira 26 como futuro ministro da Secretaria de Governo a partir de 2019. O anúncio foi feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, por meio de suas redes sociais.
Será a primeira vez que um militar de carreira ocupará a pasta, que tem status de ministério e é responsável pela interlocução entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Atualmente, o titular da pasta é o deputado federal Carlos Marum (MDB/MS).
Cruz é o terceiro general do Exército anunciado como ministro por Bolsonaro, mas o primeiro a ocupar atribuições normalmente desempenhadas por civis, em nada relacionada a questões de segurança e defesa nacional.
Nascido em 1 de junho de 1952, o general passou a ser conhecido internacionalmente quando comandou as forças de paz da ONU no Haiti, de 2006 a 2009, e no Congo (2013-2015). Antes disso, foi adido militar na Embaixada do Brasil em Moscou, na Rússia.
A indicação representa um novo recuo de Jair Bolsonaro, que havia declarado a disposição de extinguir o status de ministério da Secretaria de Governo.
O futuro presidente anunciou a nomeação pelo Twitter:
Gostaria de comunicar a indicação do General-de-Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo.
Antes do anúncio desta segunda, o general da reserva era cotado para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública, subordinada ao Ministério da Justiça, que será ocupado pelo ex-juiz Sérgio Moro.
Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente eleito, chegou a publicar em suas redes sociais, na semana passada, que Santos Cruz ocuparia o cargo na pasta da Justiça: "Diferentemente de ALGUNS políticos babacas que ficam postando fotos para demonstrar intimidade inexistente para barganhar algo, deixo aqui meu testemunho, o General Santos Cruz, o novo Secretário Nacional de Segurança Pública é simplesmente uma ótima referência!". Carlos Bolsonaro não comentou a decisão do pai até a publicação desta reportagem.
Comentários
Postar um comentário