Com mais de 158 mil pessoas beneficiadas, Adtalem Educacional do Brasil divulga seu Balanço Social


Balanço lançado pela instituição comenta os principais serviços prestados 
às comunidades em que atua nos anos de 2015 e 2016

Com 18 instituições espalhadas em todo o país, a Adtalem Educacional do Brasil é o grupo de educação responsável pelas marcas Ibmec, Damásio Educacional e DeVry Brasil, com Unifavip, em Caruaru e FBV, em Recife. O grupo está divulgando seu balanço social, onde é possível conferir todos os detalhes dos mais de 100 projetos desenvolvidos e continuados pelas instituições de ensino superior ao longo desses dois últimos anos, com 158.506 pessoas beneficiadas, 7.838 alunos envolvidos e com o apoio de 919 professores. São iniciativas nas áreas de Cidadania, Cultura e Educação, Direito, Saúde e Sustentabilidade que atendem de forma completamente gratuita a comunidade em que as unidades estão inseridas. Todas as instituições da Adtalem possuem o selo de Responsabilidade Social que é concedido pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

“Estes projetos compõem o Doing Well by Doing Good (“Indo Bem, Fazendo o Bem” no Brasil), que traduz um dos traços mais marcantes de nossa filosofia: trabalhar juntos para melhorar a realidade a nossa volta. Marcados nos valores Comunidade e Care, essas ações envolvem respeito, cuidado e acolhimento”, afirma Carlos Degas Filgueiras, Presidente da Adtalem Educacional do Brasil e do Grupo de Tecnologia e Gestão da Adtalem Global Education. “Mais que um resumo das ações realizadas, este documento traz amostras das histórias que foram transformadas por esforços de alunos e professores que disponibilizaram tempo e habilidades para impactar positivamente a realidade da qual fazem parte”, finaliza Degas.

Em Caruaru podemos destacar o AB Cidadania que oferece serviços às comunidades de Caruaru. As ações multidisciplinares são gratuitas fomentando qualidade de vida e gerando conscientização para a prática do bem comum. Alunos e professores de diversos cursos, como Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Jornalismo, Direito e Administração, desenvolveram atividades de esclarecimentos e atendimento de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, informações psicológicas e nutricionais, atendimento ao consumidor (Procon), orientações para elaboração do currículo, como se comportar em uma entrevista, entre outros.

Já os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores do DeVry | Unifavip se reuniram para atender entidades sociais e pessoas de baixa renda por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Os alunos trabalham de forma integrada na pesquisa, capacitação e execução dos projetos.O Escritório foi o responsável pela construção de uma nova ala do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é proporcionar tratamento, amenizar o sofrimento de crianças com câncer, oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares. “A experiência proporcionada pela participação neste projeto é enriquecedora. Promove um espaço de troca de experiências, conhecimentos e valores, onde me sinto à vontade para expor minhas ideias”, afirma Girlayne Araújo, estudante.

Os alunos também trabalham com moradores de projetos habitacionais como Minha Casa, Minha Vida, que não possuiriam outro modo de ter atendimento personalizado em ambientação.

Outro destaque é a Câmara de Conciliação, Arbitragem e Mediação realizado pelos alunos do curso de Direito do Unifavip. O projeto tem como objetivo exercitar e estabelecer uma cultura de pacificação e resolução de conflitos em Caruaru mediante o fomento da mediação como a via mais eficiente na solução das demandas judiciais. A Câmara é um dos projetos do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição. Conveniado ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, o órgão realiza atendimento à comunidade em mediações de casos como divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia e partilha de bens.

Inaugurada em setembro de 2011, a Câmara recebe uma média de 24 sessões de mediação/conciliação por mês. Alunos e professores do curso de Psicologia acompanham os trabalhos da CCMA, resultando em projetos como o Escola Legal, no qual a mediação entra no contexto escolar, buscando resolução pacífica de conflitos e assédio dentro da escola que são encaminhados a outras esferas de forma mais eficaz e razoável.

Na área de saúde podemos destacar a Clínica Escola de Psicologia do DeVry | Unifavip que oferece atendimento gratuito à comunidade de baixa renda incluindo crianças a partir de dois anos de idade, adolescentes e adultos. A instituição desenvolve atividades especialmente voltadas para os efeitos da violência na sociedade, com grupos de integrantes das Polícias Civil e Militar, mulheres vítimas de agressão, e um trabalho específico direcionado aos praticantes de agressão.

Os estudantes de Psicologia ganham experiência profissional em atividades práticas que focam na abordagem humanizada do atendimento, estreitando o vínculo profissional – cliente. As consultas clínicas podem ser no formato individual, de casal ou em grupo, totalizando 7.713 pessoas beneficiadas. Coordenado pela professora Rosemary da Silva Alves Sobrinho, o espaço faz parte do Núcleo Integrado de Saúde da instituição desde 2007.

Após um processo de triagem, o paciente é direcionado para assistência sistemática, com acompanhamento semanal, ou atendimento em grupo, específico para casos de vítimas ou autores de violência que são encaminhados pela Delegacia da Mulher do Estado. A Clínica também possui plantão emergencial para pessoas com quadros psíquicos extremos como depressão.

Sobre a DeVry | Unifavip

O Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip) faz parte da Adtalem Educacional do Brasil, um grupo de ensino dos Estados Unidos, com mais de 85 anos de história em educação e que está presente em mais de 50 países, com 160 mil alunos. A DeVry | Unifavip iniciou sua trajetória acadêmica em 2001 e, hoje, conta com um extenso portfólio de cursos nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Psicologia; além de ofertas na modalidade de pós-graduação. Em 2012, passou a integrar a Adtalem Educacional do Brasil, o que proporciona aos alunos uma série de benefícios e programas, como intercâmbio para os EUA e curso de inglês subsidiado. No dia 31 de janeiro de 2014, tornou-se o primeiro Centro Universitário do interior do Nordeste, por meio de credenciamento do Ministério da Educação (MEC).

Sobre a Adtalem Educacional do Brasil

O objetivo do Adtalem Global Education é empoderar estudantes para que alcancem seus objetivos, encontrem o sucesso e façam contribuições inspiradoras para a comunidade global. A Adtalem Educacional do Brasil faz parte desse provedor global de educação fundado há mais de 85 anos nos Estados Unidos e está presente no país desde 2009. Atualmente, possui 18 instituições de ensino distribuídas no território nacional. São, ao todo, 24 campi, mais de 300 cursos de graduação e 217 centros de aprendizagem em todo o país, que atendem mais de 110 mil alunos em três posicionamentos diferentes: DeVry Brasil, instituições de excelência acadêmica; Ibmec, no segmento premium; e Damásio Educacional, com cursos preparatórios e cursos de graduação nas áreas de Direito e Gestão. Todas as instituições que compõem a Adtalem Educacional do Brasil figuram entre as melhores das cidades em que estão localizadas. Para mais informações a respeito da Adtalem Global Education e Adtalem Educacional do Brasil, acesseadtalem.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia