AS TRADICIONAIS QUADRILHAS JUNINAS


Por: Bruna Costa


11401453_835368899903804_4952481085414944471_nUm dos períodos que aquece a economia, e acende a animação das pessoas para festejar e dançar ao som do forró nossas tradicionais quadrilhas juninas
Oh linda rosa, oh rosa linda, olha a chuva, choveu…” quando se ouve essas frases já vem àquela velha lembrança do São João, de infância, comidas de milho, fogueiras, a arte dos fogos de artifício, e do forró pé de serra. Estamos falando daquela que para muitas pessoas é melhor época do ano. “São João, São João, acende a fogueira do meu coração”.
A quadrilha é uma dança tradicional de origem Holandesa. E no Brasil foi introduzida no período colonial, 1530, no Rio de Janeiro. Engana-se quem pensa que é apenas conhecida no Nordeste, a quadrilha foi originalmente chamada de “Quadrilha de Arraiais,” se tornando uma parte da comemoração Junina. Ela é dançada em pares sem a exigência de quantidade, mas, segundo os puxadores que animam, quanto mais pares, mais bonita a dança fica. Eles vão pronunciando frases enquanto os participantes se movimentam. Tocada com os instrumentos de Sanfona, triangulo e Zabumba, os mais comuns. Tornando- se um prazer para daqueles que vão participar e também para os gostam de assistir as apresentações.
Os tipos de quadrilhas que prevalecem no Brasil são as tradicionais e as estilizadas. As quadrilhas estilizadas são marcadas pelo figurino e coreografa diferenciada, existem até campeonatos estaduais e regionais de quadrilhas estilizadas, as apresentações começam no mês de maio e vão até o final do mês de Junho.
11429939_835368796570481_5045837290212304735_nEm Santa Cruz do Capibaribe há treze anos existe a tradicional Quadrilha da Sulanca, a atual campeã do campeonato de quadrilhas de Caruaru e durante três anos foi campeã do interior pernambucano. Seu projeto começou em tirar os quadrilheiros de rua e fazer um grupo pra representar Santa Cruz lá fora e não deixar que as quadrilhas tradicionais acabem. A Quadrilha da Sulanca é uma das poucas que ainda existem em Pernambuco, somando cerca de 50 apenas tradicionais e todas as outras sendo grandes quadrilhas estilizadas. Seus parceiros são: Moda Center Santa Cruz e Prefeitura Municipal e Câmera de Vereadores, sempre dando a maior força. “Para ser dançarino da Quadrilha da Sulanca, basta ter a vontade de dançar, nós temos hoje em nosso quadro de dançarinos 32 pessoas, com a produção o total de 42 pessoas.” Frisa Fernando Amaral, um dos idealizadores do projeto.
A escolha do nome “Quadrilha da Sulanca” foi para homenagear a cidade de trabalhadores que vivem da sulanca. Idealizada pelos amigos Fernando Amaral, Bartol Neves, e Amauri Caiçara, que abraçam a causa cultural da Cidade de Santa Cruz do Capibaribe. “A primeira Vez que dancei, eu tinha dez anos, eu não fazia parte do grupo, pois ainda eu era muito nova, como diz o ditado popular, tá no sangue, depois que entrei no grupo foi pra ficar, nossa, meu coração pulava de alegria” diz Meriane Amaral dançarina da Quadrilha da Sulanca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia