ONU: EM 10 ANOS, BRASIL VENCEU A FOME


Em 10 anos, o Brasil conseguiu reduzir à metade a fome em seu território. A constação é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em relatório divulgado nesta terça-feira (16). Com isso, o Brasil alcançou um dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio que a ONU estabeleceu até 2015.

Desde o governo Lula passando pelos quase quatro anos de Dilma, o Brasil tem colecionado conquistas históricas na área. Não é à toa que a presidenta costuma dizer: “Estamos vivendo neste momento uma situação maravilhosa: estamos vendo crescer a primeira geração de crianças brasileiras que não passa fome”.

Jornais e portais de internet do mundo inteiro elogiaram o Brasil por mais essa vitória no campo social. O Yahoo Espanha, por exemplo, lembrou o fato “histórico” é o país “sair do mapa da fome da ONU”. A BBC lembrou que o Brasil reduziu a “taxa de desnutrição à metade”.

"Superar a fome era uma das principais metas do Estado brasileiro e isso foi possível", disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

A cada dia fica mais claro que a prioridade dada pelos governos Lula e Dilma à superação da pobreza crônica no Brasil a maior das conquistas da história brasileira. Antes mesmo do relatório divulgado esta semana, a ONU já havia elogiado o governo brasileiro pelo Bolsa Família, considerado pela organização internacional um programa que traz “benefícios a longo prazo, já que as famílias precisam manter os filhos na escola para receberem o benefício”.

O novo relatório da FAO mostra que ainda há cerca de 805 milhões de pessoas com fome no mundo – ou seja, um de cada nove habitantes do planeta não tem alimentos suficientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia