O grande dia chegou: Eleições municipais 2024! É hora de decidir o futuro da sua cidade

JAIRO GOMES

Hoje, a partir das 8h da manhã, milhões de brasileiros vão às urnas para escolher seus novos prefeitos e vereadores nos 5.569 municípios do país. Este é o momento decisivo para definir quem estará à frente da gestão municipal e quem irá fiscalizar as ações do executivo nos próximos anos.

Com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar, a Justiça Eleitoral reforça que o voto é um ato de cidadania e participação democrática, que pode mudar os rumos de uma cidade. Entre as facilidades deste pleito, os eleitores contam com o e-Título, versão digital do título eleitoral, que pode ser apresentada em substituição ao documento físico.

Documentação

Apesar de não ser obrigatório levar o título de eleitor físico, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Entre as opções aceitas estão: o e-Título, carteira de identidade (RG), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale lembrar que documentos vencidos serão aceitos, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.

Para aqueles que estão em dúvida sobre sua situação eleitoral, é importante verificar se o título está regularizado, pois eleitores com inscrição cancelada ou suspensa não conseguirão votar.

O que está em jogo

As eleições municipais são fundamentais porque é nelas que escolhemos os gestores responsáveis por administrar nossas cidades, decidindo temas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento local. Além disso, elegemos também os vereadores, que têm o papel de fiscalizar os prefeitos e propor leis para melhorar a vida da população.

O voto é obrigatório?

Sim, o voto é obrigatório para eleitores com idade entre 18 e 69 anos. Para quem tem entre 16 e 18 anos, ou mais de 70 anos, o voto é facultativo. Pessoas analfabetas também podem votar, mas não são obrigadas.

A democracia em ação

É fundamental que cada eleitor compareça às urnas e faça valer sua voz. Afinal, a escolha dos representantes municipais impacta diretamente no nosso dia a dia. Participar desse processo é exercer o poder que temos como cidadãos para garantir que as melhores escolhas sejam feitas para o futuro de nossas cidades.

Se você ainda está em dúvida sobre em quem votar, lembre-se: o futuro da sua cidade está nas suas mãos. Faça a sua parte, vote consciente e ajude a fortalecer a democracia!

Boa votação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado