Motoristas da empresa Globo participaram da ação “E se fosse você?”


“Como motoristas de transporte coletivo, precisamos respeitar não só os idosos e os cadeirantes, mas todos os passageiros. Hoje eu vivi um pouco dessa experiência e percebi o quanto é difícil. Só nessa subida eu já senti na pele o quanto um cadeirante enfrenta dificuldades. Para mim, foi gratificante, porque abriu os olhos e mostrou que a gente precisa ter mais paciência e empatia. Isso é humanidade, isso é respeito”.

Com essas palavras, Josenildo Silva, 47 anos, motorista de ônibus há 14 anos, destacou a importância da campanha “E se fosse você?”, promovida pelo Governo do Estado, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), e que aconteceu na manhã desta terça-feira (30), com cerca de 20 motoristas da empresa permissionária Globo.

A iniciativa busca a conscientização sobre as normas e critérios relacionados à promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).

No local, destacando as medidas que devem ser adotadas para garantir a acessibilidade nos ônibus, os gerentes Kathia Sena (Fiscalização) e Heron Farias (Terminais), em uma conversa dinâmica com os motoristas, abordaram temas como a utilização correta da Plataforma Elevatória Veicular (PEV), os assentos preferenciais, balaústres, cintos de segurança para cadeirantes, condições da lapela, guarda-corpo para cadeira de rodas, cigarra e a comunicação visual voltada à acessibilidade.


“A acessibilidade no transporte público vai muito além da adaptação dos veículos. Ela representa respeito e inclusão para todos os passageiros, em especial aqueles que têm deficiência ou mobilidade reduzida. Nosso papel é garantir que as normas sejam cumpridas e, ao mesmo tempo, conscientizar os motoristas sobre a importância da empatia no dia a dia. O atendimento a pessoas com deficiência, gestantes e idosos precisa ser feito com cuidado e sensibilidade, porque cada gesto de atenção faz diferença. Queremos que o transporte público seja, de fato, um espaço humano, seguro e acolhedor para todos”, afirmou Sena.

Além de receberem panfletos informativos, os motoristas participaram de uma experiência prática, sendo convidados a embarcar nos ônibus utilizando cadeira de rodas, óculos embaçados (para simular a visão de uma pessoa cega) e bengala. A ação estimula a empatia, proporcionando uma vivência, ainda que limitada, das dificuldades e barreiras enfrentadas diariamente por pessoas com deficiência visual, mobilidade reduzida ou cadeirantes.

Visita Técnica

Após a realização da ação, uma equipe do Consórcio teve a oportunidade de participar de uma visita técnica às instalações da empresa Globo. O objetivo foi verificar, in loco, diversos setores cruciais para a operação da empresa. Durante a visita, a equipe observou de perto a estrutura da oficina mecânica, um local de vital importância onde é realizada a manutenção e o conserto dos ônibus. A visita é fundamental para o Consórcio, pois permite um entendimento aprofundado sobre a capacidade operacional da Globo e seus padrões de manutenção e gestão.

FOTOS: PAULO MACIEL // CONSÓRCIO DE TRANSPORTE METROPOLITANO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

SOLENIDADE MARCA MUDANÇA NOS COMANDOS DA PMPE