Lessa critica viagem de Bolsonaro em meio a desastre ambiental


Preocupado com o petróleo nas praias nordestinas, principalmente de Pernambuco, o deputado estadual Delegado Erick Lessa fez um discurso na tribuna da Alepe nesta segunda-feira 21. Ele criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro diante da tragédia ambiental na região. “Ao invés de ficar viajando para o exterior, o presidente deveria estar preocupado com as questões locais”, disse, salientando ter legitimidade para criticar o governo federal por ter votado em Bolsonaro no segundo turno das eleições. Lessa ainda rechaçou o momento de extremismo ideológico no Brasil. “As tensões provocadas pelas ideologias partidárias atrapalham o desenvolvimento nacional”, observou

Ainda sobre o desastre com o óleo no litoral, Lessa afirmou que a situação afetará o turismo e o desenvolvimento econômico regional, levando em consideração a proximidade da alta temporada de férias, em que a movimentação das praias de Pernambuco aumenta consideravelmente.

Diante da situação, o parlamentar alertou para a necessidade de implementar políticas públicas proativas em defesa do meio ambiente. Lessa ainda solicitou aos pares um esforço para a aprovação do Projeto de Lei nº 557/2019, de sua autoria. O projeto, em tramitação na Casa desde o mês de setembro, concede o título de Patrimônio Turístico e Paisagístico de Pernambuco ao Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos), situado em Caruaru. A finalidade é valorizar o ecoturismo, fomentando a preservação do local, que é uma reserva de Mata Atlântica remanescente no Agreste de Pernambuco.

Segundo o parlamentar, a única reserva ecológica localizada em Caruaru necessita de maior atenção do poder público. “Tão importante quanto tomar medidas emergenciais quando acontecem tragédias, como o que está acontecendo na costa nordestina, é adotar medidas preventivas”, pontuou Lessa. Ele rememorou que as consequências de danos ambientais nem sempre são localizadas, a exemplo dos rejeitos da barragem de Brumadinho-MG, que atingiram o Rio São Francisco.

De 2017 até agora, pelo menos cinco incêndios ocorreram na reserva ou nos arredores. De acordo com especialistas, estas queimadas podem comprometer a qualidade da composição do solo, do ar e da água, além do risco de destruir espécies de árvores e animais que vivem no ambiente – alguns dos tais em risco de extinção.

Serra dos Cavalos - O Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho foi instituído pela Lei Municipal nº 2.796/1983. Com o bioma de Brejo de Altitude, a fauna é composta por 48 espécies de mamíferos. A área também conta com 101 espécies de insetos, inclusive algumas raras e até desconhecidas em estudos. O Parque ainda oferece mirantes naturais e corredores verdes, nos quais os visitantes podem realizar trilhas ecológicas, entre outras possibilidades turísticas.

Foto: Viliane Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia