Jesus, à semelhança do homem!
Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem. João 19:5.
Uma das mais sublimes afirmativas que encontramos na Bíblia é essa expressão: Eis aqui o homem!
A bíblia nos revela que ao sexto dia da criação, Deus o homem do pó da terra, (Gênesis 2.07) feito à imagem e semelhança de Deus, (Gênesis 1.26) foi feito de uma estrutura menor que a dos anjos, (Hebreus 2.07) e Satanás, a antiga serpente, tentou e o homem caiu em transgressão diante de Deus, e pelo seu pecado veio a morte e a morte passou a todos os viventes. (Romanos5.12)
Satanás venceu o homem, haja vista, estar ele em vantagem pois sua estrutura era mais forte que a dos homens, Satanás nunca venceu a Deus e nem vencerá pois o Senhor nunca perdeu em batalha, mas satanás venceu o homem, criação de Deus. Se Deus quisesse simplesmente destruir ao inimigo, teria Ele feito sem nenhuma dificuldade, porém teria diante de si, um homem que lhe desobedeceu e que por isso, estaria condenado para sempre. Então Deus coloca em execução um plano para resgatar o homem que estava perdido, mas como fazer isso?
Então Deus envia seu próprio Filho, não em forma de Deus, porque assim Ele seria maior que o inimigo,não em forma de anjo, porque o inimigo venceu ao homem e não a outro anjo, mas o enviou em forma de homem para que, mesmo estando em desvantagem, teria a incumbência de vencer a Satanás.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. (João 1.14) Veio como homem, legitimamente homem, como realmente é o homem, menor que os anjos. (Hebreus 2.9) Tomou a forma de homem e humilhou-se a si mesmo fazendo-se servo e sendo obediente até a morte. (Filipenses 2.05-08).
Viveu como homem, trabalhou na carpintaria de José, serviu as pessoas ao seu redor, teve fome, teve cansaço, teve tristezas, teve aflições e angústias, sentiu na pele, o que é tentação, em tudo foi tentado , mas não cedeu, não pecou, enfrentou ao diabo por 40 dias consecutivos, e mesmo assim saiu vencedor, chegaram-se então os dias de ser sacrificado. Como Ele não tinha cometido pecado algum, era o sacrifício perfeito para resgatar o homem que havia pecado.
Era preciso que houvesse testemunho de que Ele era perfeito em suas palavras e obras, então Jesus foi levado ao tribunal dos homens e, sendo examinado, nada encontraram que pudesse acusá-lo de transgressão, nem diante da lei dos homens e nem diante da lei de Deus, Foi Pilatos quem declarou a inocência de Jesus. (João 19.04) Eis que vos trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum. e em seguida apresenta Jesus diante do povo e diz: Eis aqui o homem. João 19.05)
Tendo por certo que essa expressão foi uma grande derrota para Satanás, pois ele havia vencido a um homem e agora um homem estava lhe derrotando, não era outro, mas um homem, verdadeiramente homem.
O profeta Isaias vê o Cristo como um homem de dores e experimentado nos trabalho, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizeram dele caso algum. Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, o castigo que nos tras a Paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53.1-12).
Ante tudo quanto aconteceu e a vitória que Jesus teve sobre o inimigo e o pecado, através do seu sacifício, Ele nos concedeu o perdão de nossos pecados , a saber, os que aceitarem a Ele como Salvador.
Quando falando de um intercessor diante de Deus, que intercedesse pelos pecadores , o apóstolo Paulo faz a seguinte afirmação:
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. (I Timóteo 2.5-6)
A nossa maior vitória é que Jesus Cristo veio à Terra, venceu a Satanás e nos transportar para o seu próprio Reino.
Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. Colossenses 1:12-20.
E que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário