A Dracma perdida.

 



Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?  E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Lucas 15:8-9.

Quantas pessoas perdem preciosidades dentro de casa, e ao perdê-las, fazem uma verdadeira faxina para as encontrar e quando encontram, ficam com o coração em festa. Assim acontece e é isso que a parábola nos quer transmitir. Daí vem a pergunta: que preciosidades perdemos dentro de casa?

A mulher, conforme diz a parábola, perdeu uma moeda, mas moeda é simplesmente um exemplo de um tesouro ou algo valioso que não queremos perder, dentro de nosso lar esse algo pode ser um filho, o marido ou a esposa. Muita gente perde seus entes queridos, mesmo estando eles dentro de casa.

O desprezo, o desleixo, o maltrato, o descuido, a falta de atenção ou a falta de amor são elementos que levam as pessoas a se perderem uma das outras, e quando percebem não há como retornar a ser como era, a não ser que seja feita uma verdadeira faxina em toda  a casa.

Quantos pais têem perdido seus filhos, aos poucos eles vão se afastando, aos poucos vão se distanciando do lar, encontrando em outros ambientes o que lhes falta dentro de casa: a atenção, o amor, o carinho e ao invés de se sentirem bem em casa, se sentem mal, ao invés de terem prazer dentro do lar, encontram um ambiente hostil, insuportável e acabam se jogando ao mundo e quando os pais percebem, já é tarde, dificilmente retornarão. O mesmo acontece com os demais membros da família, se não houver diálogo, se não houver atenção, acabam se perdendo.

Pra se ter esse alguém de volta a receita ou encontrar a dracma perdida é necessário: 

1. Acender a lamparina, ou seja, iluminar a casa com o objetivo de deixar tudo às claras,, é colocar as cartas namesa e expor as dificuldades encontradas, é trazer claridade ao lar, quando se acende a lâmpada, então vemos onde falhamos, onde precisamos melhorar e como poderemos resolver então vemos onde está o nosso tesouro perdido.

2. Varrer a casa, isto é,  limpar, vasculhar, corrigir, ver onde está o erro e procurar solucionar, não é varrendo para debaixo do tapete que se limpa a casa, mas é fazendo uma faxina por completo, isto quer dizer , tirar de dentro de nós tudo que está prejudicando nosso relacionamente seja com os filhos ou com o cônjuge, é fazer uma fxina no nosso próprio coração.

3. Buscar com diligência, ou seja, com cuidado, com temor, com esmero, com amor , com carinho, sem lançar em rosto as falhas ou fraquezas do outro, mas pedir um perdão e também liberar o perdão  e procurar voltar a ser como era antes, quando tudo era bênção.

E quando conseguir conquistar novamente a confiança e ter essa preciosidade de volta, cuidar para que o desleixo e a ingratidão não venha a prejudir outra vez a relação, dar uma festa e alegrar-se por causa de ter recobrado aquilo que havia perdido. A mulher se alegrou quando teve sua moeda de volta.

Que Deus ilumine nossas mentes afim de observarmos aqueles que estão conosco afim de que não os percamos, cuidemos daqueles que Deus nos deu, e orarmos, pedindo a Deus que nos dê sabedoria para exercermos tão importante mordomia.

Que o Senhor vos abençoe por Cristo Jesus nosso Senhor.

Evang. Dário Gomes de Araujo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Dispensa comentários