Roda de conversa “Diálogo: Conhecer é Respeitar” marca mês de conscientização sobre o Autismo em Santa Cruz do Capibaribe

Na tarde desta quarta-feira, 09 de abril, o auditório da ADEC foi palco de um importante momento de escuta, troca de saberes e aprendizado. A roda de conversa “Diálogo: Conhecer é Respeitar”, promovida pelo Programa Amor de Mãe trouxe à tona discussões fundamentais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro das ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Autismo.

O evento foi articulado pela equipe técnica do Programa Amor de Mãe, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Social e da Mulher, sob a gestão de Ivone Aragão, com atuação da assistente social Maria Aparecida e da psicóloga Maria Regina. A ação também contou com a parceria da Secretaria de Saúde do município.

Com o foco voltado aos profissionais da rede municipal, a roda de conversa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o Autismo, suas demandas e, principalmente, fortalecer a compreensão sobre a rede de cuidado existente em Santa Cruz do Capibaribe voltada para pessoas com TEA.

Diversos profissionais participaram do momento, contribuindo com suas experiências e saberes:

  • Braully Torres – Advogado especialista em BPC/LOAS (Clínica Duo)

  • Ezequiel Ferreira – Advogado

  • José Roberto – Fonoaudiólogo do AME Infantil

  • Leonardo Andrade – Psicólogo capacitado em ABA (Casa Jorginho)

  • Maria Tereza – Assistente Social e Mestre em Serviço Social

Durante o evento, foram abordadas temáticas como o desenvolvimento da criança com TEA, os caminhos para o acesso a direitos e benefícios sociais, os fluxos de atendimento no município e a importância da escuta qualificada no acolhimento das famílias.

Para Cida Nascimento, coordenadora do programa, "falar sobre autismo é dar visibilidade, é criar pontes para o entendimento e, acima de tudo, é garantir respeito e cidadania para essas famílias". Ela destacou que a informação é um instrumento poderoso para transformar realidades e fortalecer a rede de apoio.

A roda de conversa foi um passo significativo no compromisso da gestão municipal em construir políticas públicas inclusivas, informadas e humanizadas. Os participantes saíram do encontro com novos olhares, prontos para aplicar os conhecimentos adquiridos na prática profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado