Na Rua da Alegria, em Limoeiro, governadora Raquel Lyra celebra o dia de São João e reforça a importância da festa para o Nordeste brasileiro


No dia de São João, a governadora Raquel Lyra compareceu à festa realizada na cidade de Limoeiro, no Agreste do Estado. Na Rua da Alegria, um dos principais polos juninos da cidade, a gestora reuniu aliados e cumprimentou a população limoeirense, que nesta época do ano faz questão de enfeitar as suas casas com bandeirinhas, chitas e balões, mantendo vivas a cultura e tradição nordestinas.

“Nós estivemos aqui em Limoeiro há cerca de 20 dias, quando tivemos a oportunidade de inaugurar uma nova ponte, uma cozinha comunitária e assinar editais de licitação de obras importantes, trazendo mais água para a cidade. Quando a gente investe no cuidado com a nossa gente, vemos o resultado chegando na ponta, e hoje o povo está feliz na rua, brincando. Neste São João, o Estado se vestiu de festa para movimentar a nossa cultura, garantir emprego e renda, e é muito massa vir aqui e ver que cada casa virou um camarote, virou uma festa”, declarou a governadora Raquel Lyra. 


A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia, destacou que, além do apoio financeiro que o Estado tem dado aos eventos juninos, o Governo de Pernambuco também está presente nas festas de São João dos municípios com ações de conscientização a respeito da violência contra as mulheres. “As ações de prevenção à violência contra a mulher em Pernambuco já são uma realidade no nosso cotidiano. E nos grandes eventos de rua, como o Carnaval e o São João, a gente está nas ruas entregando material, focando em evitar que novos casos aconteçam, chamando também à reflexão sobre o que é importunação sexual e sobre a importância da denúncia”, disse.

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, agradeceu o apoio do Governo do Estado e destacou que a cidade tem festas juninas para todos os públicos. “Pela primeira vez, Limoeiro tem o olhar sensível do Governo de Pernambuco para as suas grandes questões. E o São João não fugiu à regra. Nós temos o São João das grandes atrações, da juventude, o São João raiz, o São João pé-de-serra, o São João da cultura popular. O São João de Caruaru pode ser o maior do Brasil, mas o de Limoeiro é o mais alegre”, declarou o prefeito, que estava acompanhado pelo ex-deputado federal Ricardo Teobaldo, liderança política da região. 


SEGURANÇA – Para garantir a segurança no São João da cidade de Limoeiro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) garantiu o incremento especial das forças policiais, com o lançamento de 727 jornadas extras nos principais polos de animação, sobretudo na Rua da Matriz, onde quatro palcos estão instalados, e ainda no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, no centro do município.

Para a cidade, o Governo de Pernambuco está garantindo o reforço na segurança até o dia 29 de junho, quando se encerram as festividades. Dentre as ações empregadas, está o uso de tecnologias, como os drones, que realizam a captura de imagens aéreas em todo o perímetro de realização do evento, bem como o sistema de reconhecimento facial, que auxilia na captura de foragidos da Justiça e demais pendências judiciais. 

A Polícia Militar atua através do patrulhamento ostensivo, em viaturas e motocicletas, inclusive nas áreas de maior circulação de público, com utilização do sistema E-COP para lançamento, apoio e fiscalização ao efetivo policial. Na cidade a PM também conta com Plataformas de Observação Elevada e Posto de Comando para lançamento, coordenação e apoio ao efetivo policial lançado. 


Já a Polícia Civil, por sua vez, atende o público presente para a confecção de boletins de ocorrências, enquanto as equipes do Corpo de Bombeiros se mantêm a postos para atuar em salvamentos e demais situações de emergência. O reforço também está presente com equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e da Operação Lei Seca (OLS). A SDS e suas Operativas contam ainda com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal, e do Detran.

Acompanharam a governadora no evento os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil), Yuri Coriolano (executivo da Casa Civil), Ana Paula Jardim (executiva de Gestão da Secretaria de Cultura); e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia