Cartunista Ziraldo é Velado no Rio de Janeiro


O Brasil amanheceu em luto neste domingo, dia 7 de abril, com a notícia do falecimento do renomado cartunista, escritor e jornalista, Ziraldo. Aos 91 anos, o criador do icônico "Menino Maluquinho" nos deixou, deixando para trás um legado inestimável nas artes e na literatura infantil brasileira.

O velório de Ziraldo teve início às 10h da manhã no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), situado na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Inicialmente, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) havia sido divulgada como local do velório, mas a família posteriormente corrigiu a informação, confirmando o MAM como o local oficial.

A morte de Ziraldo, ocorrida na tarde de sábado, 6 de abril, em sua residência na Lagoa, Rio de Janeiro, foi atribuída a causas naturais, conforme anunciado pela família em comunicado oficial. A comoção e as homenagens não tardaram a surgir nas redes sociais, com uma série de personalidades expressando seus sentimentos e lembranças em relação ao artista.

Entre os feitos notáveis de Ziraldo, destacam-se as premiações internacionais, como o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, além do prêmio Merghantealler da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Sua contribuição para a literatura infantil brasileira foi monumental, sendo agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura em duas ocasiões: em 1980, com a obra "O Menino Maluquinho", e novamente em 2012, com "Os Meninos do Espaço".

Na década de 1960, Ziraldo marcou seu nome na história ao lançar a primeira revista em quadrinhos de sucesso, a "Turma do Pererê". Mesmo diante das adversidades políticas, como o golpe militar de 1964, seu talento resistiu e continuou a inspirar gerações através de suas criações.

Porém, é inegável que seu personagem mais emblemático, o "Menino Maluquinho", conquistou o coração de milhões de leitores e espectadores, dando vida a um livro que se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas e um filme de grande sucesso nos cinemas brasileiros.

O sepultamento de Ziraldo está marcado para às 16h30, no Cemitério João Batista, situado no Rio de Janeiro. Uma despedida digna de um ícone das artes brasileiras, cujo legado continuará a inspirar e encantar gerações futuras.

O Brasil se despede de Ziraldo, mas suas histórias e personagens continuarão a ecoar nas mentes e corações de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua obra.

Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia