Cartunista Ziraldo é Velado no Rio de Janeiro


O Brasil amanheceu em luto neste domingo, dia 7 de abril, com a notícia do falecimento do renomado cartunista, escritor e jornalista, Ziraldo. Aos 91 anos, o criador do icônico "Menino Maluquinho" nos deixou, deixando para trás um legado inestimável nas artes e na literatura infantil brasileira.

O velório de Ziraldo teve início às 10h da manhã no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), situado na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Inicialmente, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) havia sido divulgada como local do velório, mas a família posteriormente corrigiu a informação, confirmando o MAM como o local oficial.

A morte de Ziraldo, ocorrida na tarde de sábado, 6 de abril, em sua residência na Lagoa, Rio de Janeiro, foi atribuída a causas naturais, conforme anunciado pela família em comunicado oficial. A comoção e as homenagens não tardaram a surgir nas redes sociais, com uma série de personalidades expressando seus sentimentos e lembranças em relação ao artista.

Entre os feitos notáveis de Ziraldo, destacam-se as premiações internacionais, como o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas, além do prêmio Merghantealler da imprensa livre da América Latina, ambos em 1969. Sua contribuição para a literatura infantil brasileira foi monumental, sendo agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura em duas ocasiões: em 1980, com a obra "O Menino Maluquinho", e novamente em 2012, com "Os Meninos do Espaço".

Na década de 1960, Ziraldo marcou seu nome na história ao lançar a primeira revista em quadrinhos de sucesso, a "Turma do Pererê". Mesmo diante das adversidades políticas, como o golpe militar de 1964, seu talento resistiu e continuou a inspirar gerações através de suas criações.

Porém, é inegável que seu personagem mais emblemático, o "Menino Maluquinho", conquistou o coração de milhões de leitores e espectadores, dando vida a um livro que se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas e um filme de grande sucesso nos cinemas brasileiros.

O sepultamento de Ziraldo está marcado para às 16h30, no Cemitério João Batista, situado no Rio de Janeiro. Uma despedida digna de um ícone das artes brasileiras, cujo legado continuará a inspirar e encantar gerações futuras.

O Brasil se despede de Ziraldo, mas suas histórias e personagens continuarão a ecoar nas mentes e corações de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua obra.

Com informações da Agência Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado