Governo de Pernambuco ampliará rede corporativa de telecomunicações e informática do Estado
Com o dobro do número de conexões para atender de forma mais robusta escolas, hospitais, delegacias, secretarias, entre outros órgãos, o Governo de Pernambuco irá licitar a nova rede corporativa de telecomunicações e informática do Estado. Os detalhes da ampliação da capacidade tecnológica do Estado foram publicados no Diário Oficial (DOE) deste sábado (20). Com a novidade, será implantada a Rede PE Ultra Digital, projeto que substituirá a atual PE-Conectado.
A nova rede passará de 2.855 para 5.180 endereços eletrônicos, um aumento de cerca de 80% na quantidade de conexões simultâneas. Além da ampliação da cobertura, o projeto traz uma melhoria expressiva na qualidade do serviço. A velocidade média dos links sobe de 36 Mbps para 547 Mbps, o que representa um ganho de aproximadamente 15 vezes mais velocidade. Mesmo com esse avanço tecnológico, o custo do serviço será menor. O novo processo licitatório reduzirá em cerca de 88% o custo médio por Mbps em relação à licitação anterior, realizada em 2018.
A secretária de Administração, Ana Maraíza, ressaltou a importância da nova rede. “Além de possuir valor referencial menor que o de 2018, assegurando responsabilidade fiscal, a PE Ultra Digital é muito mais moderna, eficiente e segura. Será aprimorada a conectividade nas redes de escolas e nos segmentos de saúde e de segurança pública, entre outros avanços que resultarão em melhores entregas para a população”, ressaltou a titular da pasta.
Na avaliação do presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), Fred Vasconcelos, a PE Ultra Digital traz novos serviços que representam o que há de mais moderno em segurança da informação. “Entre as novidades estão o Centro de Operações de Segurança que funcionará 24h por dia e 7 dias por semana, com monitoramento contínuo. Também teremos equipe de resposta a incidentes cibernéticos, detecção e bloqueio automático de ameaças, isolamento imediato de ambientes comprometidos e perícia em dados de sistemas digitais”, detalhou Vasconcelos.
Foto: Mirva Filho

Comentários
Postar um comentário