A escolha de Deus.
Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Romanos 9:11-13.
Deus é soberano em todos os seus intentos e continua sendo soberano em todos os seus desígnios. Ele levanta a quem quer e abate também, porque Ele conhece as intenções do coração do homem, nada escapa ao seu olhar. seja no passado, presente ou futuro, tudo está patente aos olhos daquele com quem havemos de tratar.
Deus conheceu o coração de Jacó antes de todas as coisas e por causa disso o amou, a sua misericórdia o alcançou e Jacó foi aceito por Deus, assim também Deus conheceu o coração de Esaú, que era profano, por esta causa Deus o rejeitou. Uma outra observação a fazer é acerca da vontade absoluta de Deus, onde Ele exalta aquem quer, assim como exaltou a alguns reis que não eram de Israel, afinal foi Deus quem escolheu a Ciro, rei da Pérsia e o fez grande, entre outros reis que encontramos na história.
Em sua vontade absoluta Deus dá os desígnios e escolhe quem ele quer, e nós obra de suas mãos porque queremos questionar? Se Deus é Soberano e faz o que quer e da forma que quiser. Deus não está limitado à sua criação ou a obra criada, Ele está acima de tudo e de todos e não precisa dar explicações daquilo que faz, até porque não existe outro maior que Ele.
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:14-16.
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:20-21.
Deus é Soberano e para fazer suas escolhas Ele só depende de sua própria vontade.
Que o Senhor vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário