Seduh e vinculadas recebem três prêmios nacionais por inovação em moradia popular


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) e suas empresas coligadas, Cehab e Perpart, foram reconhecidas com três prêmios do Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC Habitação), a principal entidade do país dedicada à habitação de interesse social. A premiação ocorreu durante o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, encerrado nesta sexta-feira (19), em João Pessoa (PB).

A Seduh foi destaque na categoria Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social (HIS) com o projeto Cheque Esperança, que tem como objetivo solucionar um problema histórico do Estado: os chamados “prédios caixão”, construções condenadas com risco de desabamento.

Fruto de um acordo judicial articulado pelo Núcleo 4.0 da Justiça Federal, o programa reúne Justiça Federal e Estadual, Ministério Público, Caixa Econômica Federal, seguradoras e o Governo de Pernambuco em uma ação integrada. A iniciativa prevê a desocupação e demolição de 431 edifícios inseguros, garantindo auxílio-moradia a famílias vulneráveis e transformando os terrenos em novos habitacionais ou equipamentos públicos, promovendo segurança e cidadania.

“A intervenção de Pernambuco foi fundamental nessa solução. Inclusive porque o Estado não tinha qualquer responsabilidade sobre esses imóveis, mas a governadora Raquel Lyra tomou para si a responsabilidade de assumir essas negociações e entrar de mãos dadas com todos esses atores para dar um fim à problemática dos prédios-caixão”, diz a diretora de políticas habitacionais da Seduh, Érika Lócio.

A Perpart também se destacou na categoria Melhoria da Gestão da HIS, com o projeto “Melhoria da Gestão – Jardim Paulista”, desenvolvido a partir do Sistema Regularize, plataforma digital de regularização fundiária criada em parceria com a Secretaria de Administração e a Universidade de Pernambuco.

A ferramenta proporcionou aumento de produtividade superior a 300%, redução de custos e padronização dos processos, com potencial de beneficiar até 100 mil famílias. O piloto já registra centenas de cadastros em Jardim Paulista e deve gerar uma economia anual estimada de R$ 16 milhões aos cofres públicos.

Segundo o presidente da Perpart, Francisco Amaral, o reconhecimento reafirma o compromisso da instituição com a inovação e a transformação digital. “Estamos investindo em governança e tecnologia para tornar a regularização fundiária mais eficiente, transparente e acessível. Este prêmio reforça que estamos no caminho certo, aproximando o Estado da população e assegurando cidadania por meio do direito à moradia”, afirmou.

Na categoria Projetos de Habitação de Interesse Social – Produção de Moradias, a Companhia Estadual de de Habitação e Obras (Cehab) foi premiada pelo Residencial Recanto das Laranjeiras, em Caruaru.

O empreendimento, com 500 unidades habitacionais, foi construído pela Viana & Moura em parceria com o programa Morar Bem – Entrada Garantida, que subsidia R$ 20 mil na compra do primeiro imóvel para famílias com renda de até dois salários mínimos. “O projeto valoriza o bem-estar das famílias, com arquitetura voltada para a primeira infância e áreas de lazer como piscina, playground e quadras, estimulando a convivência e qualidade de vida”, diz a diretora de programas habitacionais da Cehab, Clarissa Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia