Seduh e vinculadas recebem três prêmios nacionais por inovação em moradia popular
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) e suas empresas coligadas, Cehab e Perpart, foram reconhecidas com três prêmios do Selo de Mérito da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC Habitação), a principal entidade do país dedicada à habitação de interesse social. A premiação ocorreu durante o 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, encerrado nesta sexta-feira (19), em João Pessoa (PB).
A Seduh foi destaque na categoria Melhoria da Gestão da Habitação de Interesse Social (HIS) com o projeto Cheque Esperança, que tem como objetivo solucionar um problema histórico do Estado: os chamados “prédios caixão”, construções condenadas com risco de desabamento.
Fruto de um acordo judicial articulado pelo Núcleo 4.0 da Justiça Federal, o programa reúne Justiça Federal e Estadual, Ministério Público, Caixa Econômica Federal, seguradoras e o Governo de Pernambuco em uma ação integrada. A iniciativa prevê a desocupação e demolição de 431 edifícios inseguros, garantindo auxílio-moradia a famílias vulneráveis e transformando os terrenos em novos habitacionais ou equipamentos públicos, promovendo segurança e cidadania.
“A intervenção de Pernambuco foi fundamental nessa solução. Inclusive porque o Estado não tinha qualquer responsabilidade sobre esses imóveis, mas a governadora Raquel Lyra tomou para si a responsabilidade de assumir essas negociações e entrar de mãos dadas com todos esses atores para dar um fim à problemática dos prédios-caixão”, diz a diretora de políticas habitacionais da Seduh, Érika Lócio.
A Perpart também se destacou na categoria Melhoria da Gestão da HIS, com o projeto “Melhoria da Gestão – Jardim Paulista”, desenvolvido a partir do Sistema Regularize, plataforma digital de regularização fundiária criada em parceria com a Secretaria de Administração e a Universidade de Pernambuco.
A ferramenta proporcionou aumento de produtividade superior a 300%, redução de custos e padronização dos processos, com potencial de beneficiar até 100 mil famílias. O piloto já registra centenas de cadastros em Jardim Paulista e deve gerar uma economia anual estimada de R$ 16 milhões aos cofres públicos.
Segundo o presidente da Perpart, Francisco Amaral, o reconhecimento reafirma o compromisso da instituição com a inovação e a transformação digital. “Estamos investindo em governança e tecnologia para tornar a regularização fundiária mais eficiente, transparente e acessível. Este prêmio reforça que estamos no caminho certo, aproximando o Estado da população e assegurando cidadania por meio do direito à moradia”, afirmou.
Na categoria Projetos de Habitação de Interesse Social – Produção de Moradias, a Companhia Estadual de de Habitação e Obras (Cehab) foi premiada pelo Residencial Recanto das Laranjeiras, em Caruaru.
O empreendimento, com 500 unidades habitacionais, foi construído pela Viana & Moura em parceria com o programa Morar Bem – Entrada Garantida, que subsidia R$ 20 mil na compra do primeiro imóvel para famílias com renda de até dois salários mínimos. “O projeto valoriza o bem-estar das famílias, com arquitetura voltada para a primeira infância e áreas de lazer como piscina, playground e quadras, estimulando a convivência e qualidade de vida”, diz a diretora de programas habitacionais da Cehab, Clarissa Lima.
Comentários
Postar um comentário