A parábola de Jotão.


Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores?  Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós.  Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores?  Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós.  Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores?  Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós.  E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano. Juízes 9:8-15.

Apesar das grandes vitórias que Deus concedeu ao seu povo durante o período dos juízes, contudo foi um período muito tenebroso, um tempo sem lei, onde as pessoas faziam o que bem pareciam aos seus olhos fazer. 

Os juízes foram homens e mulheres que Deus levantou para direcionar e libertar o  povo dos seus opressores e dentre eles se destaca a Gideão que também se chamava Jerubaal, ele julgou a Israel e os libertou das mãos dos midianitas, após sua morte, um de seus filhos resolveu se declarar rei sobre o povo, e para isso matou a 70 filhos de seu pai, portanto seus irmãos, mas houve um de seus irmãos que escapou da matança e este, por nome Jotão, relatou uma parábola, na realidade uma alegoria, para exemplificar em como seria o reinado de seu irmão assassino, Abimeleque. E do jeito que Jotão profetizou, assim se sucedeu.

Em Siquém houve um levante contra Abimeleque e o cabeça dessa revolta se chamava Gaal, e este entrou em peleja contra Abimeleque e foi derrotado, em seguida Abimeleque revoltou-se contra Siquém, que foi a cidade que o fez rei, e havia uma torre e o povo daquele lugar em número de mil  homens e mulheres se refugiaram lá, mas Abimeleque, assim como dizia a parábola que Jotão contou, colocou fogo na torre e matou a todos queimados. 

Existem pessoas que não podem ser exaltados, são como Abimeleque que, quando estão no poder quer eliminar a todos os que ele acha serem seus inimigos, não admitem oposição e nem sabem se conduzir quando são confrontados.

Abimeleque é o tipo de pessoa que, quando chega ao trono, se vinga daqueles que se criaram junto com ele e que podem se tornar seus competidores. Mesmo não tento capacidade, mesmo não havendo condições , nem possibilidades, se fazem rei a qualquer custo, e tornam-se um perseguidor ferrenho  do que estão do outro lado e não se conformando em perseguir, só se aquietam, quando lhes tira a vida.

Mas Abimeleque não teve um final feliz, ele tentou fazer o mesmo com outra cidade, mas ao encurralar o povo numa torre e ficando embaixo para ordenar  por fogo e assim matar a todos queimados, uma mulher, que estava na torre reconheceu a Abimeleque , desde o alto da torre, e tomou uma pedra e lançou-a do alto, atingindo a cabeça de Abimeleque e vendo ele que estava mortalmente ferido pediu a um moço que terminasse de o matar e assim acabou-se o reinado de um dos piores homens que a bíblia relata. Abimeleque recebeu a justa recompensa de seu reinado desastroso e vingativo. 

Assim como Abimeleque, todos os tiranos receberão a justa recompensa da sua tirania.

Que Deus tenha misericórdia de seu povo na terra.

Evang. Dário Gomes de Araujo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”