CTM, MPPE E SJDH LANÇARAM CAMPANHA CONTRA O RACISMO


O Grande Recife Consórcio de Transportes(CTM) em parceria com o Ministério Público de Pernambuco(MPPE), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos(SJDH) e Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco desembarcaram hoje(05), no Terminal Integrado Xambá, localizado na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. Para lançar a campanha “AQUI O RACISMO NÃO TEM PASSAGEM, IGUALDADE É O ÚNICO DESTINO”, com o objetivo de reforçar a luta contra o racismo e promover a igualdade racial nos espaços de mobilidade urbana.

Segundo Matheus Freitas, Presidente do CTM, a iniciativa do Governo do Estado, marca o Mês da Consciência Negra e acontecerá todas as quartas-feiras do mês de novembro, em diferentes Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR) sendo, no TI Pelópidas Silveira, em Paulista, TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes e por fim, no TI Joana Bezerra, em Recife. As ações terão início às 06h da manhã, com abordagens educativas, distribuição de materiais informativos e atividades de conscientização com mini palestras, voltadas a passageiros, motoristas e demais trabalhadores do sistema de transporte público, com foco no respeito e no combate a qualquer forma de discriminação racial, reforçando a mensagem de que o transporte público é um espaço de igualdade, convivência e cidadania.

“Aqui, o racismo não tem passagem. Igualdade é o destino de todos. Essa ação conjunta reforça o compromisso do Governo de Pernambuco, junto ao Ministério Público, ao Grande Recife, ao Consórcio e ao Conselho Estadual de Igualdade Racial, no enfrentamento ao racismo. A campanha conscientiza a população sobre práticas que precisam ser combatidas e orienta sobre como denunciar casos de discriminação. Estamos à disposição para acolher e apoiar as vítimas. Juntos, seguimos por um Pernambuco livre do racismo.”, afirmou a Secretária Joanna Figueirêdo.

Além das ações presenciais, a campanha conta com cartazes fixados em todos os Terminais Integrados da RMR e veiculação da campanha em Backbus nas principais linhas de ônibus.

De acordo com o Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital - Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Westei Conde y Martin Júnior, é importante massificar a mensagem de que racismo é crime e que o transporte público deve ser espaço de respeito às diferenças e exercício da convivência cidadã.

A campanha tem o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial(COEPIR) e das empresas operadoras do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Dispensa comentários