Câncer, segunda principal causa de morte no mundo, e a importância do controle da doença

Imagem: Freepik

Previsão é de mais de 35 milhões de novos casos em 2050, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS)

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Estima-se que houve 20 milhões de novos casos da doença e 9,7 milhões de mortes em decorrência dela, em 2022. Já o número estimado de pessoas vivas dentro de 5 anos após o diagnóstico foi de 53,5 milhões. Os dados são da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Dia Mundial do Câncer, na última terça-feira (04/02), teve como objetivo disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer.

A IARC também calcula que cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolverá câncer durante a vida e que cerca de 1 em cada 9 homens e 1 em cada 12 mulheres morrerão da doença. A previsão é de mais de 35 milhões de novos casos de câncer em 2050, um aumento de 77% em relação aos 20 milhões de casos estimados em 2022. Já a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), destaca que cerca de 1 em cada 5 pessoas desenvolverá câncer ao longo da vida. A previsão é de mais de 35 milhões de novos casos de câncer em 2050, um aumento de 77% em relação aos 20 milhões de casos estimados em 2022.

No Brasil, a estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) previu 704 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025. Por isso a importância de prevenir a doença, como destaca o médico oncologista Felipe Pedroso, do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste). “Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável, com uma alimentação baseada em alimentos in natura ou minimamente processados (como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas), além de evitar os alimentos e bebidas ultraprocessados, bem como a prática regular de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de tabaco, entre outros cuidados”.

Além disso, a detecção precoce da doença pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência, como enfatiza o médico oncologista. “Quanto mais cedo um tumor for identificado, maiores as chances de cura. Porém, na maioria das vezes, os sinais e sintomas da doença podem ser “genéricos” e só aparecem em estágios avançados, por isso a importância de manter os exames periódicos em dia”, complementa.

NOA – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado