Festival Literário Celebra a Diversidade Étnico-Racial em Santa Cruz do Capibaribe
Nos dias 6 e 7 de junho, Santa Cruz do Capibaribe, conhecida como a Capital da Moda, transformou-se também na capital da literatura. O Festival Literário, promovido pela Secretaria de Educação, trouxe ao palco do Auditório da Escola Técnica José Nivaldo um espetáculo de representatividade e diversidade cultural. Intitulado "Literando", o evento teve como tema "A Representatividade da Literatura Étnico-Racial: O Som do Protagonismo" e contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano de 14 escolas municipais.
O Literando é um projeto literário contínuo, que teve início em 11 de março deste ano. Coordenado pela Professora Ericka Geyse, o projeto envolveu professores de língua portuguesa e alunos dos anos finais do ensino fundamental em diversas oficinas. "O Festival Literário faz parte do Projeto Literando, que está sendo vivenciado desde março. Nossos professores desenvolveram diversas oficinas com os alunos e hoje vimos aqui o resultado desse trabalho grandioso", afirmou a professora.
Ericka Geyse destacou que o principal objetivo do projeto é despertar o gosto pela leitura e escrita literária entre os alunos. Este ano, o foco foi a literatura étnico-racial, abrangendo literatura africana, afro-brasileira e indígena. "Os alunos vivenciaram com seus professores esses três tipos de literatura, resultando em um verdadeiro espetáculo dessa miscigenação que compõe o nosso Brasil", explicou.
Durante o festival, as apresentações dos estudantes destacaram a riqueza e a diversidade das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, promovendo uma reflexão profunda sobre o respeito e a valorização das diferentes etnias que compõem a sociedade brasileira. "Com respeito a gente vive em uma sociedade melhor e são esses alunos que vão fazer um Brasil diferente, sem preconceitos, respeitando as diversidades", ressaltou Ericka.
A coordenadora enfatizou ainda a importância de discutir temáticas como a representatividade étnico-racial nas escolas. "A partir da educação conseguimos transformar a sociedade. É nisso que acreditamos e vamos lutar todos os dias em que estivermos à frente da educação", disse ela.
O sucesso do projeto Literando, segundo Ericka Geyse, é resultado de um trabalho coletivo que envolve alunos, professores de língua portuguesa, gestores e coordenadores escolares. "Sem essa equipe inteira nós não conseguiríamos desenvolver o projeto e atingir os objetivos que estamos alcançando. Trabalhando em coletividade, o resultado vem", concluiu.
O Festival Literário de Santa Cruz do Capibaribe mostrou que a educação é um poderoso instrumento de transformação social, celebrando a diversidade e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. O evento foi um verdadeiro sucesso, deixando um legado de conhecimento e respeito que certamente influenciará positivamente a formação dos alunos participantes.
Comentários
Postar um comentário