SÃO JOÃO DA MODA 2026
Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco
Na última sexta-feira, 5 de abril, encerrou-se o prazo da Janela Partidária de 2024, momento em que vereadores têm a prerrogativa de trocar de partido sem incorrer em perda de mandato. No epicentro dessa movimentação política, a Câmara de Vereadores do Recife testemunhou um verdadeiro xadrez partidário, com 18 dos 39 vereadores da Casa optando por mudar de legenda.
Entre as alterações mais significativas, destaca-se o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que viu sua bancada crescer no parlamento recifense. Anteriormente com 12 vereadores, a sigla agora conta com 15 representantes. Esse aumento, segundo o presidente estadual do PSB de Pernambuco e deputado, Sileno Guedes, reflete a força e a história do partido no estado. Guedes atribui essa preferência de filiação a "tantos nomes importantes" à trajetória política consolidada da legenda em Pernambuco.
O PSB, apesar de ter perdido alguns parlamentares para outras legendas, como é o caso de Alcides Teixeira Neto, que migrou para o Avante, conseguiu ampliar sua presença na Câmara Municipal, absorvendo novos membros e mantendo-se como uma força política relevante na capital pernambucana.
Outro destaque desse rearranjo partidário é o Partido Social Democrático (PSD), liderado pelo Ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula. Apesar de não contar com nenhum vereador anteriormente, agora a legenda passa a ter três representantes na Câmara do Recife: Davi Muniz, Doduel Varela e Júnior Bocão.
As mudanças partidárias na Câmara do Recife também incluem outros movimentos, como a saída de vereadores de legendas como PP, PSC e Podemos, e filiações a diferentes partidos, evidenciando um cenário de movimentação política intensa na capital pernambucana.
Segue abaixo a lista das mudanças registradas na Câmara do Recife:
Esse cenário de mudanças partidárias traz novos elementos para o tabuleiro político recifense, refletindo as estratégias e alianças que se desenham às vésperas das próximas eleições municipais.
Comentários
Postar um comentário