Moraes: "O segundo turno acabou democraticamente no último domingo"

Presidente do TSE apresentou nesta quinta-feira (3/11) os números do 2º turno das Eleições 2022. "Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado com movimentos ilícitos", disse o ministro

GO Gabriela Ornelas
Correio Braziliense

(crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes fez um resumo do encerramento das Eleições 2022 durante a sessão do tribunal nesta quinta-feira (3/11). Em meio a manifestações bolsonaristas e fechamento de rodovias, o magistrado fez questão de destacar que "o segundo turno acabou democraticamente no último domingo (30)".

Segundo Moraes, este foi o maior pleito em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral. O Tribunal concluiu a totalização de todos os votos aos 18 minutos de segunda-feira (1º), tendo sido proclamado, já às 19h58, com 98% dos votos apurados, o resultado com o vencedor matematicamente eleito.

“As eleições acabaram. O segundo turno acabou democraticamente no último domingo (30). O TSE proclamou o vencedor. O vencedor será diplomado até dia 19 de dezembro e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia. Isso é alternância de poder. Isso é estado republicano. Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado, com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos. Os responsáveis por esses movimentos antidemocráticos serão apurados e responsabilizados com base na lei.”

Segundo dados do TSE, houve um comparecimento de 79, 41% do eleitorado (quase 125 milhões de eleitores compareceram às urnas) e o menor índice de abstenção do segundo turno em relação ao primeiro turno, pela primeira vez nas últimas cinco eleições, bem como um número mais baixo de votos brancos e nulos, demonstrando efetivamente a participação maciça do eleitorado brasileiro. “As eleitoras e os eleitores demonstraram novamente a total confiança das urnas eletrônicas comparecendo, escolhendo seus candidatos e participando da festa da democracia”, afirmou Moraes.

O ministro ainda parabenizou os servidores da Justiça Eleitoral em todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia