Você sabe ouvir?

Por Dário Gomes

Imagem da internet

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19.

No início da era cristã  o apóstolo Tiago já advertia: Esteja pronto para ouvir e seja mais cuidadoso no falar. Jonh C. Maxwel, no livro de ouro da liderança, afirma: "Os melhores líderes são aqueles que sabem ouvir"  a principal fonte da liderança está na capacidade de ouvir e entender as pessoas.

Muitos pensam que, por falarem muito, serão tidos por sábios ou inteligentes, acham que, se ouvirem os liderados estarão se submetendo a eles, puro engano. Quem ouve tem uma melhor capacidade de averiguar uma situação e melhores condições  para uma tomada de decisão.

O líder tem que ouvir os liderados, olhar nos olhos e prestar atenção ao assunto por eles trazido. Não é falando que se analisa uma situação, mas ouvindo. Quem ouve sabe o que precisa ser dito. Maxwel aponta cinco benefícios quando se aprende a ouvir, são eles:

  1. Entenda as pessoas antes de começar a liderá-las.
  2. Ouvir é a melhor maneira de aprender.
  3. Saber ouvir pode impedir que problemas se avolumam.
  4. Saber ouvir estabelece uma relação de confiança.
  5. Saber ouvir fortalece a organização.
Precisamos, muitas vezes, fazer uma análise de como estamos nos gerenciando no aspecto da atenção, se somos ouvintes ou só falantes. Exercitar a nós mesmos é de bom proveito para sabermos atender ou julgar uma situação. 

Quando aprendemos a ouvir,  também aprendemos a capacidade de domínio próprio e assim conseguimos dominar aos que estão sob nossa responsabilidade.

O sábio Salomão escreveu: 

 Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.Provérbios 17:28.

Que Deus vos abençoe.

*Evang. Dário G. de Araujo

Fonte: Maxwel, Jonh C, O livro de ouro da liderança, Rio de Janeiro, 2008, p. 63.
            Biblia Hábil 3.0 (Koinonia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre