Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 17, 2018

Mendonça Filho diz que vai deixar governo para disputar eleição

Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Agência Brasil – Mais um ministro do governo Michel Temer informou que vai deixar a pasta até abril para concorrer a um cargo eletivo no pleito de outubro. Mendonça Filho, da Educação, disse hoje (17) que será candidato, mas ainda não definiu o cargo a que vai concorrer. O ministro disse que trabalha com a data limite estabelecida pela legislação eleitoral – 7 de abril – para sair do cargo.
“Eu tenho um prazo dentro da lei, que é 7 de abril, e trabalho com essa data. Não quer dizer que a gente esteja amarrado ao cargo, nunca estive, mas não tem nenhum planejamento de fixar uma data”, disse em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, após cerimônia de anúncio de recursos para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
Mendonça disse que ainda não tratou do assunto com o presidente Temer e que isso ocorrerá no momento oportuno. Diante da insistência de jornalistas para que ele revelasse o cargo a que pretende concorrer nas eleiçõe…

OAB-PE chama a atenção para exigências que envolvem a lista de material escolar

Imagem
OAB-PE chama a atenção para exigências que envolvem a lista de material escolar
Com a proximidade da volta às aulas, a compra de materiais escolares requer atenção por parte dos pais, mães e responsáveis. Não apenas os preços devem ser considerados, mas também os produtos solicitados pelas escolas merecem cautela. Pensando nisso, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da OAB Pernambuco divulga os 48 itens que não devem ser pedidos e destaca outras determinações legais relacionadas às instituições de ensino neste aspecto.
“Não podem ser incluídos na lista de materiais escolares itens de limpeza, de higiene, de expediente ou escritório e outros que não se vinculem diretamente às atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem”, afirma o presidente da CDC, Ewerton Kleber de Carvalho Ferreira. “A listagem deverá vir acompanhada de cronograma semestral básico de utilização, facultando aos pais e responsáveis a aquisição integral no início do ano letivo ou de acordo com a programaçã…

Notas do Enem 2017 devem sair às 11h desta quinta (18)

Imagem
Resultados serão divulgados durante coletiva de imprensa com o MEC e o Inep
GUIA DO ESTUDANTE
(Juliana Moreira/Guia do Estudante)
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 serão divulgadas às 11h, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em um comunicado, o órgão anunciou que a liberação do resultado será feita em conjunto com uma coletiva de imprensa em Brasília com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, e o Ministro da Educação, Mendonça Filho.
O resultado do Enem 2017 foi antecipado em um dia. Anteriormente, a consulta seria liberada apenas no dia 19. Para acessar as notas, o candidato deve ir à Página do Participante e informar o CPF e a senha cadastrados durante o momento da inscrição para o exame. Já é possível solicitar uma nova senha ao site caso o estudante não se lembre desses dados. Por conta do grande volume de acessos, o sistema poderá apresentar instabilidade nas primeiras horas.
A nota dos candidatos na …

VIRALIZOU: Vereador Ovelha, em Monteiro, elogiando Lula

Imagem

Deputado comemora decisão do TRF5 de manter suspensão da privatização da Eletrobras

Imagem
A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) de manter a suspensão dos efeitos da medida provisória 814, que autoriza a privatização da Eletrobras, foi comemorada pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf e autor de uma ação popular que questionou a constitucionalidade da MP e a lesividade ao patrimônio público. O Tribunal negou o pedido de suspensão de liminar, apresentado pela União, para incluir a Eletrobras e suas subsidiárias no Programa Nacional de Desestatização. O pedido foi indeferido pelo presidente do TRF5, desembargador federal Manoel Erhardt.
“A preservação da liminar suspendendo a privatização da Eletrobras pelo TRF é mais uma derrota do governo Temer. É a ratificação da justiça de que a MP 814 fere frontalmente a Constituição Federal, através das ameaças à soberania do País, ao patrimônio do Estado brasileiro e ao direito do cidadão através do aumento de energia”, afirmou Danilo Cabral. O deputado consi…

Não há motivo para pânico, mas todos devem se vacinar, diz especialista

Imagem
por Ana Luiza Basilio  CARTA CAPITAL
Segundo presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, a vacinação é a única resposta para coibir o ciclo urbano da febre amarela EBC Para especialista, a recomendação de vacinação em algumas áreas é devido ao  fato de que não há vacina para todos
O alerta dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que todo o Estado de São Paulo é considerado área de risco para a febre amarela não surpreendeu o médico Maurício Lacerda Nogueira, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e chefe do departamento de Virologia na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.
Em São Paulo, a campanha de vacinação será antecipada para o dia 29 de janeiro e seguirá até o dia 17 de fevereiro. A ideia é vacinar 7 milhões de pessoas de 54 municípios, dado o aumento da circulação do vírus em áreas próximas das cidades. Em todo o Estado, foram contabilizados 40 casos de febre amarela silvestre e 21 mortes.
A recomendação da OMS é de que pessoas que venham para o …

Temer afasta vices da Caixa por esquema capitaneado por Cunha

Imagem
CARTA CAPITAL
Procuradoria pediu pena de 387 anos a ex-deputado federal por dezenas de crimes no banco e sugeriu a substituição de dirigentes Agência Câmara Apenas por crimes de corrupção ativa, a Procuradoria pediu 192 anos de pena a Cunha
Michel Temer afastou, nesta terça-feira 16, quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal por 15 dias após recomendação do Banco Central e do Ministério Público Federal.
Os dirigentes Deusdina dos Reis Pereira, Roberto Derziê de Sant'Anna, Antônio Carlos Ferreira e José Henrique Marques da Cruz são investigados em um esquema que inclui uma série de desvios no banco público, grande parte deles capitaneada pelo ex-deputado federal Eduardo Cunha.
Leia também: O esquema de 170 milhões do PMDB de Temer e o 'bunker' de GeddelDodge aponta Geddel como líder e Renan dispara: "Para mim, era ouTro" Recentemente, a Procuradoria recomendou a substituição imediata de todos os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal. Na segunda…

O emprego formal desaparece, a pobreza e a desigualdade avançam

Imagem
por Rodrigo Martins CARTA CAPITAL
Desde 2014, o Brasil perde 1 milhão de postos de trabalho com carteira assinada por ano. Em dois anos, ganhou 8,6 milhões de miseráveis Mario Tama/Getty Images/AFP O País encerrou 2016 com 24,8 milhões de brasileiros vivendo com menos  de um quarto de salário mínimo
A inflação oficial do País fechou 2017 em 2,95%, a menor alta anual desde 1998 e abaixo do piso da meta estabelecida pelo próprio governo. Após a divulgação dos resultados pelo IBGE, na quarta-feira 10, os palacianos anteviram um próspero período de juros baixos e de recomposição do poder de compra do trabalhador.
“Na verdade, a inflação em um patamar tão baixo é mais um sintoma da depressão que vivemos, da forte retração da demanda. Atribui-se o feito à safra agrícola recorde, mas parecem subestimar os efeitos dos sucessivos aumentos no preço da eletricidade, dos combustíveis e do gás de cozinha, estes últimos controlados pelo governo”, alerta João Sicsú, professor do Instituto de Economi…

Exposição prolongada ao sol pode antecipar catarata, alerta oftalmologista

Imagem
Na estação mais quente do ano, a exposição prolongada ao sol pode antecipar o surgimento de catarata, que normalmente ocorre com o envelhecimento. De acordo com os especialistas, no verão, as pessoas procuram se proteger dos raios solares, mas acabam esquecendo de cuidar dos olhos. Muitos estudos mostram que os raios Ultra Violetas (UV) podem aumentar o risco de catarata e de outras doenças oculares.
Para o oftalmologista do HVISÃO, membro da Associação Americana (ASCRS) e Europeia (ESCRS) de Catarata e Cirurgia Refrativa e da Sociedade Brasileira de Catarata e Refrativa (BRASCRS), Francisco Lobato, a catarata é a doença ocular que reduz a eficiência e transparência do cristalino. “Fica atrás da íris e da pupila, muda de forma, permitindo que as imagens recebidas se concentrem na retina, que fica na parede posterior do olho. Quando a catarata se forma, as imagens vão se tornando cada vez mais difíceis de serem distinguidas, o contraste e cores ficam comprometidos”, disse o especialis…

LÍDER DO PTB PROPÕE A TEMER 'SAÍDA POLÍTICA' PARA IMPASSE DE CRISTIANE

Imagem
O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), propõe a Michel Temer 'uma saída política' para o impasse acerca da posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho; Jovair e Temer conversaram após mais uma derrota na Justiça de recurso do governo para manter a posse da deputada; o líder petebista já trabalha outro nome na bancada para a vaga
247 - O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), propõe a Michel Temer 'uma saída política' para o impasse acerca da posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho.
De acordo com publicação de Andreia Sadi, de O Globo, Jovair e Temer conversaram após mais uma derrota na Justiça de recurso do governo para manter a posse da deputada. Jovair já trabalha outro nome na bancada para a vaga.
Temer, ainda de acordo com Sadi, 'não vai se indispor com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e, por isso, irá até a última instância para garantir a nomeação de Cris…

PERNAMBUCO FECHOU 2017 COM 5.427 HOMICÍDIOS

Imagem
O ano de 2017 foi o pior já registrado no âmbito do Pacto pela Vida. Ao todo, foram registrados 5.427 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o Estado de Pernambuco; de acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados 948 homicídios a mais (21,2%) que no exercício anterior; média de assassinatos chegou a 14,8 pessoas/dia; desde o início da gestão do governador Paulo Câmara (PSB), ocorreram 13.795 homicídios em todo o Estado
Pernambuco 247 - O ano de 2017 foi o pior já registrado no âmbito do Pacto pela Vida. Ao todo, foram registrados 5.427 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o Estado de Pernambuco. De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registrados 948 homicídios a mais (21,2%) que no exercício anterior. A média de assassinatos chegou a 14,8 pessoas/dia. Desde o início da gestão do governador Paulo Câmara (PSB), ocorreram 13.795 homicídios em todo o Estado, segundo dados da própria SDS.
A maioria dos assa…