Após “desastre” no Caso Morato, SDS criará novas regras para preservar locais de crime

por Raphael Guerra
Jornal do Commercio


SDS reconheceu erro em relação à preservação do cenário da morte de Paulo César Morato. Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Cinco dias após assumir publicamente falhas relacionadas a preservação do cenário em que o corpo do empresário Paulo César Morato foi encontrado, dentro de um quarto de motel, em Olinda, o secretário-executivo de Defesa Social, Alexandre de Almeida Lucena, criou uma portaria para que novos procedimentos sejam adotados pela polícia em locais de crime ou de mortes a esclarecer. A decisão foi publicada no Diário Oficial.

Uma das principais falhas no Caso Morato aconteceu quando os primeiros policiais e a equipe do Instituto de Medicina Legal chegaram ao quarto onde estava o corpo do empresário. Por supostamente acreditarem que se tratava de uma morte natural, o cadáver foi logo colocando dentro de um saco e nenhum tipo de isolamento foi realizado. Quando a equipe de plantão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa chegou, o cenário já estava isolado e possíveis provas começaram a ser perdidas.

O perito papiloscopista, responsável pela coleta de digitais, só fotografou o local e decidiu voltar no dia seguinte com mais calma, seguindo um padrão comum em casos complexos. No entanto, por ordem da SDS, os profissionais foram impedidos de realizar a perícia complementar – o que, segundo os papiloscopistas prejudicou o laudo final para esclarecer a morte do empresário.

A partir desta semana, um grupo de trabalho desiginado por Lucena começará a discutir as novas regras, cujo prazo é de até 15 dias para a apresentação das propostas de mudanças a serem adotadas pelos profissionais de segurança. Foram convocados para a missão os delegados Joselito Kehrle e Mauro Cabral, além de dois peritos criminais, dois médicos legistas, dois papiloscopistas e dois escrivães de polícia. Joselito, que é diretor integrado metropolitano da Polícia Civil, será o presidente da comissão.

Mudanças na SDS?

A sucessão de erros e falhas de comunicação entre os policiais militares, civis e peritos criminais e papiloscopistas no Caso Morato foi considerada desastrosa e abalou a cúpula da Secretaria de Defesa Social (SDS). Nos bastidores, comenta-se que após a “poeira baixar” mudanças de gestores podem ser comunicadas pelo Governo do Estado, sem muito alarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia