E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8.32


Quando olhamos esse versículo sem o seu contexto, ficamos a pensar no significado da palavra verdade de forma abrangente , porém quando fazemos uma análise do contexto a que a palavra foi empregada, vemos que Jesus foi bem objetivo e Ele tinha uma finalidade própria: Mostrar o que é e quem é a verdade.

O fariseus estavam questionando acerca de um ato de perdão concedido a uma mulher pecadora e Jesus inicia um discurso mostrando que aquela mulher foi liberta de seu pecado quando encontrou-se com a verdade.

O pecado acorrenta o ser humano debaixo de um jugo que ele, por si, não tem condições de se libertar, é como correntes que algemam a alma e não deixa que o homem veja seu estado deplorável diante de Deus, era esse o estado daquela mulher, condenada pela Lei, denunciada por seus algozes e sem condições de defesa, a única opção, segundo seus acusadores, era a sentença de morte. Eles pareciam detentores da verdade, donos absolutos da firmeza da fé inbalável, mas Jesus mostrou-lhes que não passavam de meros pecadores, condenados na mesma condição que aquela mulher, a verdade chegou e expôs a situação de cada um, sem dizer ou citar seus pecados. 

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34.

Jesus estava mostrando a eles que se eles conhecessem a verdade, eles também seriam libertos, mas quem é a verdade? 

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6.

Somente Jesus tem o poder de libertar o homem de seu pecado, Ele é a verdade que liberta, diante dEle  todos somos pecadores e destituídos estamos do Reino de Deus, mas pelo sangue de Jesus, fomos resgatados para sermos libertos do pecado, e agora, libertos do pecado, ou seja, o pecado não kmais dominando nossas ações , vivemos para Deus e aguardamos por Ele.

Não é somente ler a bíblia e decorá-la, não é dizer o que pensa, não é uma justiça própria. É pelo conhecimento da verdade e essa verdade é Jesus. 

Jesus disse aos fariseus, que eram os homens religiosos de seu tempo, que se eles conhecessem a verdade. eles seriam libertos, e eles disseram que já conheciam pois eram descendentes de Abraão e por conseguinte filhos de Deus, mas Jesus lhes falou: 

Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.  Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.  Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.  Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.  Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus. João 8:39-47.

Jesus mostra a eles que, mesmo conhecendo a Palavra, estavam longe da verdade eque neles só havia mentiras, e precisavam ser libertos de seus pecados.

E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.

Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.

Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”