Wagner Moura vence o Globo de Ouro de melhor ator pelo filme 'O Agente Secreto'

Globo de Ouro

Obra também levou prêmio de melhor filme em língua não inglesa
No ano passado, Fernanda Torres foi premiada em atriz


São Paulo
O Globo

Wagner Moura venceu o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama por seu papel em "O Agente Secreto", do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. É a primeira vez que um ator brasileiro disputa e vence nesta categoria e também que o Brasil leva duas estatuetas numa mesma cerimônia —mais cedo, o longa também foi premiado como o melhor filme de língua não inglesa.
Wagner Moura recebe o Globo de Ouro de melhor ator por filme de drama por 'O Agente Secreto' - Reprodução

"Obrigado, muito obrigado. Uau. Ok. Obrigado ao Globo de Ouro, meus colegas indicados, que são atores extraordinários, e eu compartilho isso com vocês. Muito obrigado. Obrigado à [distribuidora] Neon, ao meu time, um obrigado especial a Kleber Mendonça Filho", disse, pausando para aplausos do público.

"Você é um gênio e um irmão. Eu te agradeço por isso e por muitas outras coisas. ‘O Agente Secreto’ é um filme sobre memória, ou a falta de memória, e trauma geracional. Eu acho que se o trauma pode ser passado de geração em geração, valores também podem. Então isso é para aqueles que estão resistindo com seus valores em momentos difíceis. Para Sandra [Delgado, sua mulher], nossos filhos, nossa vida juntos, te amo demais", disse, em inglês.

"E para todo mundo no Brasil, assistindo a isso agora", disse, mudando para português. "Viva o Brasil, viva a cultura brasileira."

A honraria dá sequência ao bom momento do Brasil no cenário internacional e no prêmio —no ano passado, em atriz, Fernanda Torres saiu vitoriosa por "Ainda Estou Aqui".

Leia mais
Na ala de TV da premiação, o próprio Moura já havia sido indicado em 2016, pelo trabalho na série "Narcos", na categoria de ator em série de drama.

Também disputavam a estatueta de melhor ator de drama desta edição Jeremy Allen White, por "Springsteen: Salve-me do Desconhecido", Joel Edgerton, por "Sonhos de Trem", Oscar Isaac, por "Frankenstein", Dwayne Johnson, por "Coração de Lutador: The Smashing Machine", e Michael B. Jordan, por "Pecadores".

No último domingo, "O Agente Secreto" abriu a atual temporada de prêmios ao receber o troféu de melhor filme estrangeiro no Critics Choice Awards. Além disso, o longa ainda tem na bagagem dois prêmios conquistados no Festival de Cannes do ano passado, melhor ator, para Moura, e melhor diretor, para Mendonça Filho.

"O Agente Secreto" se passa durante a ditadura militar e acompanha a história de um professor universitário que foge de São Paulo após se desentender com um empresário. Ele volta ao Recife natal e adota um nome falso, passando a viver escondido para a sua segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”