De quem era a cruz?
E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário que em hebraico se chama Gólgota. João 19.17.
Quando imaginamos que somos nós os pecadores e que Jesus não tinha pecado e portanto não tinha culpa alguma, podemos concluir também que a cruz, que era o castigo que a nós pertencia, também deveria ser nossa, mas a Palavra é bastante incisiva quando diz: E levando Ele às costas a sua cruz. Entendemos que a cruz , nesse texto, não era mais nossa , mas pertencia a Ele, e donde vem a pergunta: Se quem pecou fomnos nós , porque a cruz era dele e não nossa?
A resposta está em várias partes da Palavra de Deus e aqui citaremos alguns.
Em Isaías o profeta afirma que Ele tomou para si o castigo que nos trouxe a paz.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5.
Paulo nos diz que Ele pagou o preço por nós.
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Colossenses 2:14.
Quando a Palavra afirma que a cruz era dele, simplesmente quer dizer que Ele tomou para si os nossos pecados, é como uma pessoa ter uma dívida em algum lugar e não podendo pagar e outra pessoa assume a dívida para si, logo, a partir daquele momento, o que devia já não tem mais dívida alguma, pois outro se propôs pagar, assim Jesus Cristo fez por nós, Ele tomou sobre si as nossas dívidas e as pagou. Quando ele toma a dívida para si, a cruz que era o principal castigo, passa a ser dele e não mais de nós, o pecado e a culpa era nossa, até o momento que Cristo, para nos perdoar, toma para si. Ele foi moído pelas nossas transgressões, o castigo estava sobre Ele.
Glórias a Deus por tamanho amor, por tamanho perdão.
Se tomássemos a cruz e a levássemos, nunca iríamos conseguir salvar nem mesmo a nós, porque, como pecadores, estamos inaptos para servirmos como sacrifício, mas sendo Ele inocente, foi o perfeito sacifício diante do Pai.
Para nos conceder perdão, Jesus tomou a cruz para si, logo a cruz era, agora, dele, e não mais minha, nem tua. Ele a tomou para si.
Que o Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário