Governadora Raquel Lyra destaca os avanços na Assistência Social de Pernambuco durante o Encontro Estadual de Proteção Social
Evento reuniu equipes que atuam nos serviços do SUAS nos municípios pernambucanos
Durante o Encontro Estadual de Proteção Social, nesta quinta-feira (13), a governadora Raquel Lyra reafirmou os avanços de Pernambuco na área da Assistência Social. A gestora destacou algumas políticas públicas já consolidadas, citando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o Mães de Pernambuco, que já alcançou mais de 134 mil mulheres com o auxílio de R$ 300 mensais, e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), contemplando as 235 cozinhas comunitárias que já superaram 19 milhões de refeições servidas para pessoas em vulnerabilidade social. O evento aconteceu no Recife e contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause.
"Hoje, o Governo de Pernambuco tem quase R$ 1 bilhão garantido no orçamento para fortalecer a assistência social, combater a fome através das cozinhas comunitárias e do Mães de Pernambuco. Nós temos integrando a rede socioassistencial de todo o Estado, construindo as parcerias necessárias, garantindo os recursos financeiros e todo o apoio técnico para atender aos que mais precisam”, destacou Raquel Lyra.
A iniciativa reuniu gestores, técnicos e representantes da rede de Assistência Social de 103 municípios pernambucanos. Ao final do encontro, os municípios receberam kits com uma coletânea atualizada de legislações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reforçando o apoio técnico do Estado às gestões locais e a reafirmando a parceria contínua na construção de políticas públicas de inclusão, cidadania e combate às desigualdades.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, o trabalho conjunto fortalece a descentralização das políticas públicas. “Desenvolvemos um trabalho muito forte de impacto nas populações mais vulneráveis das regiões. O objetivo deste evento é fortalecer a união entre o Estado e os municípios. A assistência social é a porta de entrada do serviço público, por isso, é fundamental que o Estado esteja presente para que possam atuar de forma articulada e eficiente”, comentou.
Representando os gestores municipais, Jéssica Sales, do município de Riacho das Almas, no Agreste Central, reforçou o impacto do apoio estadual no cotidiano da assistência social. "A gente precisava que o Estado estivesse ao nosso lado. Tenho dez anos de atuação na assistência e nunca tinha visto algo assim. Estamos testemunhando os avanços da assistência social aqui em Pernambuco”, celebrou.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário