MPPE REABRE CENTRO CULTURAL E INAUGURA NOVA SEDE DE ESCOLA SUPERIOR


O Centro Cultural Rossini Alves Couto, na esquina da Rua do Hospício com a Avenida Visconde de Suassuna, na área central do Recife, será reaberto pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na próxima terça-feira (21/10), às 16h.  O edifício fechado em 2023 para requalificação foi ampliado e vai abrigar também, a partir de agora, a Escola Superior do MPPE (ESMP), com estrutura moderna para educação presencial e à distância. Também será instalado no local um espaço de memória para dar visibilidade à história do Ministério Público.

No passado, a edificação abrigou os Cinemas Astor e Ritz, inaugurados em 1974 e desativados em 2006. Desapropriado pelo governo do estado por meio do Decreto 28.833, de 18 de janeiro daquele ano, o prédio foi cedido ao MPPE, que aproveitou uma das salas como auditório para eventos da instituição e de outras ligadas ao setor público.

“A satisfação é dupla ao concluir essa obra de requalificação de um prédio que faz parte da história cultural do Recife e presta homenagem a um representante do MPPE considerado exemplo de coragem e compromisso com a justiça, assassinado em 2005. Ao mesmo tempo, estamos garantindo a reabertura de um auditório para mais de 300 lugares, com acessibilidade, e inaugurando a nova sede da Escola Superior do MPPE, inclusive com espaço para uma ampla biblioteca física”, afirma o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier.

Segundo o chefe do Ministério Público de Pernambuco, a expectativa é que o novo Centro Cultural Rossini Alves Couto atenda não só às necessidades de educação continuada do corpo funcional de Promotores, Procuradores e demais servidores do Ministério Público. O espaço poderá ser utilizado por outras instituições, seja para cursos e eventos voltados a agentes públicos, ou em programações educativas, culturais e de defesa da cidadania destinadas à sociedade em geral.

OBRA - A requalificação do prédio do Centro Cultural Rossini Alves Couto englobou obras de engenharia e arquitetura, além de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e mobiliário. O edifício ocupa um terreno de 1.676,85 metros quadrados.

Com a reforma, a laje do antigo Cinema Astor foi demolida para a construção de dois novos andares, expandindo a área total construída para 3.282,97 metros quadrados. A Escola Superior vai ocupar esse espaço ampliado, com salas de aula e estúdio para Educação à Distância (EaD) no segundo andar. No primeiro andar funcionarão a biblioteca e o setor administrativo da ESMP.  

No térreo do prédio, além da recepção há dois salões (um foyer e outro multiuso) e escada de acesso ao auditório (sala de exibição do antigo Cinema Ritz) que conta com 324 poltronas e espaço destinado a sete cadeirantes. Para garantir acessibilidade e segurança, foram instalados ainda dois elevadores e uma plataforma elevatória que faz a ligação com o auditório.

Atendendo ao plano de gestão sustentável do MPPE, o edifício conta agora com parque de geração de energia solar, que deve suprir até 85% do consumo energético, diminuindo despesas com energia elétrica e o impacto ambiental. Foram instaladas luminárias com lâmpadas de LED e torneiras, nos lavatórios, dispondo de temporizador.

ENSINO - A Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco estava funcionando provisoriamente no Edifício Ipsep, na Rua do Sol. “A nova estrutura, no prédio do Centro Cultural Rossini Alves Couto, acompanha a fase de expansão de nossas atividades como escola de governo, promovendo mais conforto e permitindo a melhor organização de eventos científicos em parceria com outras instituições e atividades pedagógicas para o nosso público interno”, explica a diretora da ESMP, Promotora de Justiça Carolina de Moura Pontes.

A ESMP está completando 30 anos de criação e já realizou mais de mil atividades acadêmicas. Em 2025 promoveu  67 cursos presenciais e na modalidade EaD, celebrou parcerias com outras unidades do Ministério Público no país e com universidades para vagas de mestrado e doutorado. Além disso, a escola cuida da capacitação de membros e demais servidores em estágio probatório, da seleção e formação de bolsistas residentes e estagiários. Em 2024, a unidade foi reconhecida pela Secretaria Estadual de Educação como escola de governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Dispensa comentários