Mudanças climáticas e transição energética na pauta do Fórum Nordeste 2025


Encontro promove debates estratégicos sobre inovação, fontes renováveis e desenvolvimento sustentável para o setor sucroenergético

O Recife sediará um dos mais importantes eventos sobre os impactos das mudanças climáticas e a transição energética como impulsionador da economia do País. O Fórum Nordeste 2025 se estabeleceu como uma das maiores conferências econômicas da região. O encontro vai reunir, no dia 1º de setembro, usineiros, empresários, executivos do agronegócio, profissionais da bioeconomia e especialistas interessados em aprofundar os conhecimentos técnicos e tendências sobre inovação, energias renováveis e desenvolvimento sustentável no setor sucroenergético.

O primeiro Painel do Fórum Nordeste vai abordar a Conferência das Partes (COP 30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que será realizada no mês de novembro, em Belém, no Pará. Junto com a nova política tarifária dos Estados Unidos, que tem mobilizado autoridades e empresários por seus impactos econômicos e sociais, a COP 30 é um dos temas centrais de 2025.

O embaixador, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e presidente da COP30, André Aranha Corrêa do Lago, vai abrir o painel com depoimento especial em vídeo sobre a Conferência das Partes. A mediação será feita pelo presidente do Sindaçúcar-PE, e vice-presidente da Fiepe e da Bioenergia Brasil, Renato Cunha. O Presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), Evandro Herrera Bertone Gussi; o presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag/FIESP), Jacyr Costa Filho, e o presidente da Bioenergia Brasil e SIAMIG- MG, Mário Campos Filho, são os participantes convidados.

Combustível do Futuro: Caminhos da Bioenergia para atender aos Compromissos Climáticos é o tema do segundo painel, que terá como palestrante o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Adamo Sampaio Mendes. Será mediado pelo presidente do Sindaçúcar-AL e vice-presidente da Coagro CNI, Pedro Robério de Melo Nogueira, e terá a participação do presidente da SIFAEG – Goiás e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), André Luiz Baptista Lins Rocha; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, e o diretor de Inteligência Setorial da União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia, Luciano Rodrigues.

Ao todo, o evento terá seis painéis com discussões importantes para a economia brasileira, como é o caso do debate "Quo Vadis: Rumos do Setor Energético do Brasil", que será apresentado pelo presidente e CEO da Datagro Consultoria, Plínio Nastari, e mediado pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro. O painel terá ainda a participação do presidente da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Amaury Pekelman; do diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota no Brasil, Rafael Ceconello, e o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Ramalho Dubeux.

“O Fórum vai reunir líderes e pesquisadores da bioindústria canavieira de todo o país para trocar experiências, debater ideias e construir soluções para o futuro”, diz o empresário Eduardo Monteiro, idealizador do Fórum Nordeste e defensor do desenvolvimento da indústria nordestina. Outro destaque do Fórum Nordeste será o Painel Multissetorial da Transição Energética, onde serão discutidos temas como Combustível de Aviação, Biometano, Combustível Marítimo das Regras da Organização Marítima Internacional.

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, vai dar uma palestra sobre a instituição financeira. O painel terá como participantes o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe),  Massimo Cadorin. O Fórum terá ainda a palestra sobre Etanol de Milho, apresentada pelo vice-presidente Comercial de Etanol da Inpasa, Gustavo Mariano, com mediação do presidente-executivo da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM), Guilherme Nolasco. Os participantes convidados são o presidente-executivo do SINDALCOOL/PB, Edmundo Coelho Barbosa, e o presidente da União Nacional da Bioenergia (UDOP), Hugo Cagno Filho.
 

Sobre o Fórum Nordeste

O Fórum Nordeste é uma iniciativa do Grupo EQM, controlador das Usinas Cucaú (PE), Utinga (AL) e Estivas (RN), além do grupo de comunicação Folha de Pernambuco, no estado de Pernambuco. O presidente do Grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, é um defensor da troca de experiências como caminho para soluções sustentáveis. O EQM já implementou, em suas unidades, práticas alinhadas aos princípios de ESG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia