Mudanças climáticas e transição energética na pauta do Fórum Nordeste 2025
Encontro promove debates estratégicos sobre inovação, fontes renováveis e desenvolvimento sustentável para o setor sucroenergético
O Recife sediará um dos mais importantes eventos sobre os impactos das mudanças climáticas e a transição energética como impulsionador da economia do País. O Fórum Nordeste 2025 se estabeleceu como uma das maiores conferências econômicas da região. O encontro vai reunir, no dia 1º de setembro, usineiros, empresários, executivos do agronegócio, profissionais da bioeconomia e especialistas interessados em aprofundar os conhecimentos técnicos e tendências sobre inovação, energias renováveis e desenvolvimento sustentável no setor sucroenergético.
O primeiro Painel do Fórum Nordeste vai abordar a Conferência das Partes (COP 30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que será realizada no mês de novembro, em Belém, no Pará. Junto com a nova política tarifária dos Estados Unidos, que tem mobilizado autoridades e empresários por seus impactos econômicos e sociais, a COP 30 é um dos temas centrais de 2025.
O embaixador, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e presidente da COP30, André Aranha Corrêa do Lago, vai abrir o painel com depoimento especial em vídeo sobre a Conferência das Partes. A mediação será feita pelo presidente do Sindaçúcar-PE, e vice-presidente da Fiepe e da Bioenergia Brasil, Renato Cunha. O Presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), Evandro Herrera Bertone Gussi; o presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag/FIESP), Jacyr Costa Filho, e o presidente da Bioenergia Brasil e SIAMIG- MG, Mário Campos Filho, são os participantes convidados.
Combustível do Futuro: Caminhos da Bioenergia para atender aos Compromissos Climáticos é o tema do segundo painel, que terá como palestrante o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Adamo Sampaio Mendes. Será mediado pelo presidente do Sindaçúcar-AL e vice-presidente da Coagro CNI, Pedro Robério de Melo Nogueira, e terá a participação do presidente da SIFAEG – Goiás e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), André Luiz Baptista Lins Rocha; o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, e o diretor de Inteligência Setorial da União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia, Luciano Rodrigues.
Ao todo, o evento terá seis painéis com discussões importantes para a economia brasileira, como é o caso do debate "Quo Vadis: Rumos do Setor Energético do Brasil", que será apresentado pelo presidente e CEO da Datagro Consultoria, Plínio Nastari, e mediado pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro. O painel terá ainda a participação do presidente da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Amaury Pekelman; do diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais da Toyota no Brasil, Rafael Ceconello, e o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Ramalho Dubeux.
Sobre o Fórum Nordeste
O Fórum Nordeste é uma iniciativa do Grupo EQM, controlador das Usinas Cucaú (PE), Utinga (AL) e Estivas (RN), além do grupo de comunicação Folha de Pernambuco, no estado de Pernambuco. O presidente do Grupo, Eduardo de Queiroz Monteiro, é um defensor da troca de experiências como caminho para soluções sustentáveis. O EQM já implementou, em suas unidades, práticas alinhadas aos princípios de ESG.
Comentários
Postar um comentário