Visando fortalecer os Conselhos Tutelares do estado, SCJ-PE oferece formações técnicas para uso do SIPIA-CT em municípios do Agreste e da Região Metropolitana

As oficinas visam qualificar Conselheiros Municipais no uso do sistema nacional para aprimoramento da gestão de dados sobre a infância e adolescência em Pernambuco

A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), por meio da Superintendência de Políticas para a Infância, vem promovendo uma série de formações técnicas sobre o uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência - SIPIA Conselho Tutelar (SIPIA-CT). A instrução tem como foco a qualificação dos Conselheiros Tutelares das regiões Agreste e Região Metropolitana do Recife, além do aprimoramento da gestão de dados sobre violações de direitos de crianças e adolescentes no estado.

O sistema nacional é uma ferramenta do Governo Federal que fornece dados sobre atendimentos a crianças e adolescentes pelos Conselhos Tutelares. Ele é fundamental para oficializar informações sobre acompanhamentos realizados por essas instituições e sobre violações de direitos, diminuindo a subnotificação de casos e viabilizando o direcionamento mais assertivo de políticas públicas em cada município. Em Pernambuco, a SCJ-PE coordena a implementação e o monitoramento do sistema, promovendo formações presenciais nos territórios e oferecendo suporte técnico às equipes locais.
.
Ministradas pela assessora técnica da SCJ-PE e responsável pela Coordenação Estadual do SIPIA-CT, Renata Marinho, as oficinas contam com uma abordagem prática e teórica para orientar os conselheiros sobre o correto preenchimento das ocorrências no sistema, além de esclarecer fluxos de encaminhamento e a importância estratégica da padronização das informações para subsidiar políticas públicas mais eficazes.


Na última semana, o município de Cupira, no Agreste Central, recebeu a capacitação, reunindo conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção local. A formação seguiu nesta quarta-feira (23) no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, contemplando também os conselheiros de Araçoiaba com orientações técnicas sobre a operação do sistema. A próxima etapa ocorrerá em Vertentes, Agreste Setentrional, nesta sexta-feira (25), ampliando o alcance da iniciativa na região.

Segundo a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a agenda de formações é parte de um esforço contínuo para fortalecer os Conselhos Tutelares como agentes fundamentais na defesa dos direitos da população infantojuvenil. “Nosso objetivo é garantir que cada município esteja capacitado para operar o SIPIA com responsabilidade técnica e compromisso com a transparência dos dados. Essa iniciativa faz parte do compromisso contínuo do Governo do Estado com a qualificação das equipes que atuam na ponta, assegurando maior precisão no monitoramento das violações de direitos e promovendo respostas mais rápidas e contundentes à essa população", afirmou a gestora.

Fotos: Luana Guedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Em evento em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, Ingrid Zanella lança ações em defesa das mulheres