Visando fortalecer os Conselhos Tutelares do estado, SCJ-PE oferece formações técnicas para uso do SIPIA-CT em municípios do Agreste e da Região Metropolitana

As oficinas visam qualificar Conselheiros Municipais no uso do sistema nacional para aprimoramento da gestão de dados sobre a infância e adolescência em Pernambuco

A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), por meio da Superintendência de Políticas para a Infância, vem promovendo uma série de formações técnicas sobre o uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência - SIPIA Conselho Tutelar (SIPIA-CT). A instrução tem como foco a qualificação dos Conselheiros Tutelares das regiões Agreste e Região Metropolitana do Recife, além do aprimoramento da gestão de dados sobre violações de direitos de crianças e adolescentes no estado.

O sistema nacional é uma ferramenta do Governo Federal que fornece dados sobre atendimentos a crianças e adolescentes pelos Conselhos Tutelares. Ele é fundamental para oficializar informações sobre acompanhamentos realizados por essas instituições e sobre violações de direitos, diminuindo a subnotificação de casos e viabilizando o direcionamento mais assertivo de políticas públicas em cada município. Em Pernambuco, a SCJ-PE coordena a implementação e o monitoramento do sistema, promovendo formações presenciais nos territórios e oferecendo suporte técnico às equipes locais.
.
Ministradas pela assessora técnica da SCJ-PE e responsável pela Coordenação Estadual do SIPIA-CT, Renata Marinho, as oficinas contam com uma abordagem prática e teórica para orientar os conselheiros sobre o correto preenchimento das ocorrências no sistema, além de esclarecer fluxos de encaminhamento e a importância estratégica da padronização das informações para subsidiar políticas públicas mais eficazes.


Na última semana, o município de Cupira, no Agreste Central, recebeu a capacitação, reunindo conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção local. A formação seguiu nesta quarta-feira (23) no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, contemplando também os conselheiros de Araçoiaba com orientações técnicas sobre a operação do sistema. A próxima etapa ocorrerá em Vertentes, Agreste Setentrional, nesta sexta-feira (25), ampliando o alcance da iniciativa na região.

Segundo a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, a agenda de formações é parte de um esforço contínuo para fortalecer os Conselhos Tutelares como agentes fundamentais na defesa dos direitos da população infantojuvenil. “Nosso objetivo é garantir que cada município esteja capacitado para operar o SIPIA com responsabilidade técnica e compromisso com a transparência dos dados. Essa iniciativa faz parte do compromisso contínuo do Governo do Estado com a qualificação das equipes que atuam na ponta, assegurando maior precisão no monitoramento das violações de direitos e promovendo respostas mais rápidas e contundentes à essa população", afirmou a gestora.

Fotos: Luana Guedes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado