Governo cria RG nacional gratuito para cães e gatos

ProPatinhas e SinPatinhas marcam novo ciclo de políticas públicas para proteção animal; cadastro vai facilitar reencontros e combate ao abandono

Ricardo Struckert
Lançado por Lula, cadastro animal vai facilitar políticas públicas e ampliar acesso a cuidados

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (17), o maior programa de bem-estar animal da história do país. O ProPatinhas — Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos — chega acompanhado de uma inovação inédita: o SinPatinhas, o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, que funciona como um RG animal válido em todo o país.

A cerimônia de assinatura do decreto contou a presença do presidente Lula, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva, da primeira-dama Janja Lula da Silva e de duas cadelas do casal presidencial, Resistência e Esperança. Em suas redes sociais, Lula destacou as principais vantagens dos programas, que trazem “grandes avanços na proteção do bem-estar de cães e gatos em todo o Brasil”. 

Informações reunidas em uma só plataforma

Gratuito e acessível a tutores, ONGs, estados e municípios, o SinPatinhas permite o registro individual de cada animal de estimação com número único de identificação e QR Code, que pode ser fixado na coleira para facilitar a localização em caso de perda. A plataforma reúne informações sobre castração, microchipagem e localização dos animais, sendo fundamentais para orientar políticas públicas mais eficazes.

Ouça o boletim da Rádio PT:

O cadastro já está disponível no site SinPatinhas  e não há cobrança de taxas. A adesão é voluntária, exceto quando houver uso de recursos públicos para ações como castração ou microchipagem, casos em que o registro se torne obrigatório para prestação de contas. A ferramenta aceita qualquer tipo de chip e garante a privacidade dos dados dos tutores, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Leia mais:  Comissão ouvirá Marina Silva sobre prioridades do ministério para 2025

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Brasil tem cerca de 93 milhões de cães e gatos, sendo que mais de um terço vive nas ruas ou em abrigos. Diante desse cenário, o ProPatinhas aposta no controle populacional ético, por meio da castração em massa, do incentivo à adoção responsável e do combate aos maus-tratos e ao abandono.

O governo também apoiará ações municipais voltadas para vacinação, castração e identificação de animais que convivem com pessoas em situação de rua, sempre que haja orçamento disponível.

Da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado