PEC da Anistia: veja como votou cada deputado e partido

Projeto foi aprovado em 1º turno com 344 votos favoráveis e 89 contrários. No PT, quatro votaram contra e 56 a favor; enquanto no PL a divisão foi maior

Por Dimitrius Dantas — Brasília
O GLOBO

Plenário da Câmara discute a regulamentação da Reforma Tributária 
Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno a PEC da Anistia, projeto que livra partidos de pagarem multas pelo descumprimento das cotas de repasse a candidaturas de negros e mulheres. Unindo deputados do PT ao PL, a aprovação da proposta teve 344 votos favoráveis e 89 contrários. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, são necessários 308 votos para a aprovação.

A PEC retira punições para legendas que não cumpriram a cota de recursos públicos para candidaturas por critérios de cor e gênero. Além disso, prevê uma espécie de financiamento das dívidas dos partidos com pagamentos em até 180 meses.

Apesar do apoio da direita à esquerda, houve deputados que contrariaram as indicações partidárias. No PT, quatro deputados votaram contra a PEC e 56 votaram a favor. Já no PL, a divisão foi maior: 47 votaram de forma favorável ao projeto e 30 deputados foram contrários. Durante a votação, houve uma confusão entre as lideranças em razão da orientação da minoria, que terminou indicando voto contrário à proposta.

Assim como houve apoio do PT ao PL, parlamentares do PSOL e do Novo dessa vez se uniram, apesar das diferenças ideológicas. No Novo, foram três votos contrários. No PSOL, foram 11. Em ambos os partidos nenhum deputado votou a favor da PEC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado