Seminário "Empoderamento Feminino e suas Implicações na Violência Contra as Mulheres" é destaque em Santa Cruz


Santa Cruz do Capibaribe- Nesta quarta-feira (22) o Teatro Municipal foi palco do Seminário "Empoderamento Feminino e suas Implicações na Violência Contra as Mulheres". O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e teve as coordenadoras Cida Nascimento e Cida Lima, do CRAS Bela Vista e CRAS Acauã, respectivamente, como organizadoras.

O empoderamento feminino é um processo importante para garantir os direitos das mulheres e combater a violência contra elas. Quando as mulheres são empoderadas, elas ganham maior autonomia e independência, o que pode reduzir a vulnerabilidade à violência.

Além disso, o empoderamento feminino inclui a conscientização sobre os direitos das mulheres e a capacidade de exercê-los, bem como a igualdade de gênero nas esferas pública e privada. Isso pode levar a mudanças culturais e sociais que tornam a violência contra as mulheres menos aceitável e menos frequente.

"Vimos vários depoimentos onde pudemos constatar que nossa rede está fazendo seu papel, pois oferece serviços para ajudar as vítimas de violência. Serviços de apoio emocional, jurídico e de saúde, bem como de ações de prevenção e conscientização estão surtindo efeito", disse Cida Nascimento. "Vale destacar que o empoderamento feminino não é uma solução única para combater a violência contra as mulheres. Necessário se faz o engajamento dos órgãos públicos, da sociedade civil e principalmente dos homens nessa luta contra a violência e também na promoção da igualdade de gênero", salientou.


O seminário contou ainda com diversas atividades, visando conscientizar e educar sobre a temática do empoderamento feminino e da violência contra as mulheres. A peça teatral foi uma forma interessante de apresentar a temática de uma forma acessível e impactante para os alunos das escolas públicas presentes, enquanto a palestra da Maria Tereza Catanha, mestre em gênero, ofereceu uma análise mais aprofundada sobre o tema.

Cleciana Arruda, secretária de educação, Tody Dias, secretário executivo de desenvolvimento social, Alencar Lopes, presidente do Comdeca e Roberta Ramos, coordenadora da mulher, participaram do evento. Integrantes da Patrulha Maria da Penha também estiveram presentes.

Em resumo, eventos como esse seminário são importantes para criar conscientização e mobilização sobre a temática do empoderamento feminino e da violência contra as mulheres, bem como para fortalecer a rede de apoio existente para as mulheres vítimas de violência.








Imagens- Quinho Fotógrafo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia