Pesquisa Ipec: Haddad lidera em SP com 34%; Tarcísio e Rodrigo empatam

O petista aparece com 34% das intenções de voto. O ex-ministro Tarcísio de Freitas vem em 2° lugar, com 22%, seguido do atual governador, Rodrigo Garcia, 18%


O petista aparece com 34% das intenções de voto(foto: Juarez Rodrigues/EM)

Pesquisa do instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), contratada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira (20), mostra o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) na liderança na disputa pelo governo de São Paulo.

O petista aparece com 34% das intenções de voto. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) vem em segundo lugar, com 22%, seguido do atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que tem 18%. Os dois estão tecnicamente empatados na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Os números são da pesquisa estimulada, na qual o entrevistado é apresentado à lista com os nomes dos candidatos.

A coleta das entrevistas pelo Ipec começou no dia 17 e foi encerrada em 19 de setembro. O levantamento ouviu 2.000 pessoas presencialmente. O índice de confiança da pesquisa, segundo o instituto, é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-05582/2022 e custou R$ 155.664,42.

Este foi o primeiro levantamento do instituto após o debate entre os candidatos a governador promovido por Folha de S.Paulo, UOL e TV Cultura no último dia 13.

O evento foi marcado por uma tentativa de intimidação do deputado Douglas Garcia (Republicanos-SP), da comitiva de Tarcísio, à jornalista Vera Magalhães. Após o incidente, Tarcísio ligou para Vera condenando o comportamento do colega de partido.


Cenário estimulado em 20 de setembro:
SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno, Haddad vence tanto Tarcísio quanto Rodrigo. Já na disputa entre o governador paulista e o ex-ministro da Infraestrutura, Rodrigo tem 33% contra 32% do ex-ministro do governo Bolsonaro. Os dois estão tecnicamente empatados na simulação de segundo turno.

Haddad x Tarcísio
Fernando Haddad (PT): 44%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 34%
Brancos e nulos: 14%
Não sabe: 7%

Haddad x Rodrigo
Fernando Haddad (PT): 41%
Rodrigo Garcia (PSDB): 33%
Brancos e nulos: 17%
Não sabe: 8%

Rodrigo x Tarcísio
Rodrigo Garcia (PSDB): 33%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 32%
Brancos e nulos: 21%
Não sabe: 15%

REJEIÇÃO

Apesar de aparecer na liderança das intenções de voto, Haddad também é o candidato com maior rejeição. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados afirmaram que não votarão no petista de jeito nenhum, um aumento de quatro pontos em relação à última pesquisa do Ipec. Tarcísio registrou 19% de rejeição, e Rodrigo, 9%.
  • Fernando Haddad (PT): 34% (30% na pesquisa anterior)
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 19% (18% na pesquisa anterior)
  • Rodrigo Garcia (PSDB): 9% (8% na pesquisa anterior)
  • Altino Junior (PSTU): 8% (8% na pesquisa anterior)
  • Edson Dorta (PCO): 8% (6% na pesquisa anterior)
  • Elvis Cezar (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior)
  • Antonio Jorge (DC): 8% (7% na pesquisa anterior)
  • Carol Vigliar (UP): 7% (6% na pesquisa anterior)
  • Gabriel Colombo (PCB): 6% (6% na pesquisa anterior)
  • Vinícius Poit (Novo): 7% (7% na pesquisa anterior)
  • Poderia votar em todos: 8% (8% na pesquisa anterior)
  • Não souberam responder: 28% (27% na pesquisa anterior)
AVALIAÇÃO DO GOVERNO

A gestão de Rodrigo Garcia é avaliada como ótima ou boa por 27% dos entrevistados. Outros 40% consideram o governo regular, 19% avaliam como ruim ou péssimo e 14% não souberam responder.

ESPONTÂNEO

No levantamento espontâneo, em que os entrevistados dizem em quem pretendem votar sem ouvir a lista de candidatos, Haddad aparece com 18%, contra 12% de Tarcísio e 8% de Rodrigo. Os demais candidatos não pontuaram ou não foram citados.

Outros nomes, que não constam entre os candidatos, chegam a 2%. Os entrevistados que não sabem são 49%. Votos em branco ou nulo ficaram em 10%.

SOBRE O INSTITUTO

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia